A iniciativa integra o Programa Municipal de Qualificação ProfissionalDivulgação
Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o “Inovar para Construir” formou 64 alunos nos cursos de execução para alvenarias em blocos estruturais, técnicas de assentamento de forro e de esquadria PVC e técnico em elétrica. O projeto conta com uma quarta capacitação na área de construção civil, em técnicas de pintura em alvenaria.
Para o autônomo Bruno dos Reis Agostinho, de 24 anos, que já atua na área de PVC, o curso trouxe mais técnica ao seu conhecimento e a oportunidade de ter contato com novas formas de trabalhar.
Além desses quatro cursos, a iniciativa também contou com uma oficina de dois dias, o “Cozinha Brasil”, que promoveu o ensino sobre o aproveitamento integral e higiene dos alimentos, e alimentação consciente e mudança de hábitos, contando com 43 participantes, divididos em quatro turmas.
Já o projeto “Capacitar para Empreender”, uma realização da Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) em parceria com FIRJAN/SENAI/SESI, formou outros 26 alunos e teve aulas de auxiliar de padaria e confeitaria, nas quais os alunos puderam aprender a produzir itens do gênero, e as de pizzaiolo, que tiveram como objetivo ensinar aos alunos o processo de produção de pizzas. Ambos os projetos atuam com metodologia aderente aos padrões técnicos e de segurança exigidos para as funções.
Aluna do curso de pizzaiolo, a microempresária Maria Madalena Lourenço de Almeida, aos 65 anos, pensa em trazer a novidade para o seu negócio.
Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste, Sylvia Tabarin, os cursos de capacitação possibilitam a ampliação de conhecimento e oportunidades de trabalho, além de auxiliarem no desenvolvimento de novas habilidades e estimularem o empreendedorismo, contribuindo para o fomento da economia local, sendo este um dos pilares do desenvolvimento sustentável da companhia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.