Audiência pública na Cãmara de Vereadores de CaxiasDivulgação
“Essa inclusão social, todos cobram, mas nós temos que fazer a diferença. Existe o mundo ideal e o mundo real. Nosso mundo real é totalmente diferente do mundo ideal. Então, nós contamos com toda a ajuda do Executivo para que possamos dar mais acessibilidade”, disse o presidente da Casa, Celso do Alba, apontando ainda para a existência, no município, de mais de oito mil deficientes auditivos.
O presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/ Duque de Caxias, Dr. Luís Augusto Cruz Monteiro, citou os obstáculos presentes no município, entre eles, a ausência de acessibilidade nas calçadas e nos prédios públicos e privados.
O integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jocélio de Oliveira, defendeu os direitos das pessoas deficientes.
Em relação à educação profissionalizante e mercado de trabalho, o presidente da Fundec, Jonas Santana, destacou que a instituição não mede esforços para atender a todos que a procuram.
Por fim, a diretora do CER IV, Daniele de Almeida Oliveira, explicou sobre os atendimentos no local, ressaltando que os mesmos estão voltando ao normal, após serem reduzidos devido à pandemia. “Ao longo desses dois anos, o prefeito Washington Reis tem feito de tudo para nos ajudar com contratação de funcionários e capacitações. Estamos aqui para ajudar”.
Após as manifestações da mesa, foi aberto o momento para que os participantes da Audiência Pública pudessem expor suas dúvidas e dar sugestões. Eles reforçaram o problema das ruas e calçadas, com o transporte e vagas destinadas aos deficientes, a necessidade de intérprete de Libras em estabelecimentos públicos e privados, o mercado de trabalho, a ampliação de atendimento no CER IV, entre outros pontos.
As questões abordadas serão direcionadas aos setores competentes para que possam ser avaliadas e efetivadas no município. O presidente da Câmara, Celso do Alba, ressaltou que qualquer demanda da população pode ser encaminhada diretamente aos gabinetes dos vereadores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.