Projeto EDUC abre inscrições gratuitas para oficinas de Formação Continuada de Lideranças Comunitárias em Duque de CaxiasDivulgação
Para se inscrever nas oficinas de Formação Continuada de Lideranças, os interessados devem ser líderes comunitários de um dos locais de atuação do Projeto EDUC – Fase II: Campos Elíseos, Saraiva, Parque Império, Parque Marilândia, Bom Retiro, Saracuruna, Jardim Primavera e Xerém. Moradores dessas localidades, interessados na transformação de suas comunidades, também podem participar.
O conteúdo programático das oficinas será desenvolvido, em sua maior parte, de forma compartilhada com as lideranças participantes, de acordo com os problemas e necessidades de cada comunidade apresentados por esses líderes comunitários.
“As propostas dessas oficinas de formação são fortalecer a liderança existente em cada um e promover uma integração entre esses agentes, para que possam trocar conhecimentos e unir forças. Iremos apresentar conteúdos, mas o principal é essa integração e networking entre eles”, destaca a articuladora socioambiental do Projeto EDUC, Rosilene Baranda.
Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível nas redes sociais do @projetoeducoficial: https://docs.google.com/forms/d/1pYCZ7Ju3NgRrSXoQ3Zmwv09JECTnkgMXBt5j0YsbrFQ/edit
Projeto EDUC – Fase II
O Projeto EDUC – fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.
Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses serão atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto atuará nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império.
Assim como ocorreu na fase I, o projeto está realizando um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.
Também estão previstas ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. As ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.