Cirurgia inédita no Hospital de Saracuruna, em CaxiasDivulgação
É a primeira vez que uma cirurgia deste tipo é feita, através do SUS, em Duque de Caxias. O procedimento foi realizado pelo serviço de cirurgia bucomaxilofacial do hospital, tendo à frente os cirurgiões dentistas, Dr Guilherme Louzada e Dr Guilherme Zanovelli, responsáveis pelo estudo, planejamento e realização do procedimento.
A cirurgia ortognática é feita para normalizar a relação entre os maxilares dos pacientes, em desarmonia por defeitos congênitos ou assimetrias constatadas durante o crescimento, levando a problemas de fala, deglutição (dificuldade de engolir e mastigar), respiração e dor. O procedimento é feito depois de um extenso estudo dos maxilares do paciente e um sofisticado planejamento. Durante a cirurgia, os maxilares são reposicionados e fixados com placas e parafusos, dando uma relação mais harmônica aos maxilares e à face do paciente, como um todo.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Daniel Puertas, a realização da primeira cirurgia ortognática em apenas três meses da municipalização, só reforça a capacidade da administração municipal na gestão do HMAPN.
O serviço de cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes se destaca por ser o principal centro de referência da especialidade para pacientes de toda a Baixada Fluminense. A atuação é ligada, principalmente, a emergência e a cirurgia do trauma de face, contabilizando mais de dois mil pacientes operados nos últimos anos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.