Câmara Municipal de Duque de Caxias sedia XI Fórum de Saúde MentalArt Vídeo/ Victor Hugo/Divulgação
“A importância maior do evento está na literatura. Nos reunimos para trocar experiências em equipe, com os alunos e com os demais presentes. O tema deste ano foi pensado mediante às demandas que chegavam tanto de pacientes quanto de profissionais que acabaram adoecendo com a pandemia” afirmou Alessandra Andrade, diretora do Departamento de Saúde Mental de Duque de Caxias.
A mesa foi composta por especialistas, profissionais dos CAPS, espalhados pelo município, e pelo palestrante Dro Marcelo Cobucci, psiquiatra/psicanalista, membro titular e coordenador clínico da Associação Psicanalítica Formação Freudiana da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Marcelo explanou aos convidados as interpretações e conceitos da psicanálise e psiquiatria como agregadoras à saúde mental. Em um dos momentos da sua fala, o palestrante destacou a integração dos CAPS ao atuar em Duque de Caxias, e ressaltou o papel fundamental dos familiares e pessoas de convívio ao enfermo psíquico.
Ao término de sua fala, Marcelo e os demais profissionais que compuseram a mesa responderam a perguntas dos participantes e debateram alguns assuntos mediante às experiências comentadas pelo público. O atendimento, a procura por tratamentos e as maneiras de corretas de fornecer assistência foram pontuadas. Os profissionais aproveitaram, ainda, para reforçar que muitos dos casos podem ser tratados, inicialmente, em casa com o suporte dos familiares. Depressão, fobias, síndrome do pânico e outras patologias que afetam a saúde mental foram mencionadas.
Ao término do fórum, bolsas de pós-graduação (com descontos variados) foram sorteados entre os presentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.