Câmara de Duque de Caxias realiza evento para o Novembro Azul Art Vídeo/ Victor Hugo/ Divulgação
“É a população que ganha, porque ela fica sabendo das ações, vêm ao local e, pode assistir às palestras, vendo como é feita a prevenção. A gente está sempre voltado a ações como estas em nossa cidade”, ressaltou o vereador.
Na rua, o vereador convidou os transeuntes a participarem do evento. E as abordagens deram certo com até pequenas filas formadas no plenário da Câmara. A máscara voltou à cena como medida de prevenção.
Os vereadores Alex Freitas (SD) e Nivan Almeida (PT) e assistentes sociais também participaram do evento. Além de destacar a importância da Campanha Novembro Azul, Alex Freitas falou da necessidade de incentivar ações de saúde no município.
Nivan reforçou que a informação faz toda a diferença. “Ouvir os profissionais é muito bom porque a gente também se prepara mais, fica mais atento às questões. Nós, como legisladores, precisamos ficar muito próximos de tudo isso para contribuir naquilo que puder”.
Apontado como um dos tumores de maior incidência entre os homens, o câncer de próstata tem larga prevalência no país, superado apenas pelo câncer de pele. O exame de próstata deve começar a ser feito a partir dos 40 anos de idade, especialmente, quando há histórico familiar da doença.
Questionado sobre o porquê de muitos homens se recusarem a fazer o exame de PSA, o enfermeiro Rodrigo, foi enfático.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.