O grupo de Emanuelle Desireé criou a empresa 'Dos Sonhos', de venda de doces, nas oficinas do Senac - Reprodução
O grupo de Emanuelle Desireé criou a empresa 'Dos Sonhos', de venda de doces, nas oficinas do SenacReprodução
Por Bernardo Costa

Rio - Gabriel Bastos, de 19 anos, está no seu primeiro emprego. Ele trabalha como auxiliar de escritório em um restaurante. Mas os documentos com quais lida diariamente não são uma novidade para ele. Muitos deles, criados durante oficinas do Portal do Futuro, do Senac, permanecem em sua casa como material de consulta. Durante o curso, ele foi presidente de uma empresa fictícia criada pelos alunos. A tarefa faz parte do módulo final do programa de qualificação, que está com inscrições abertas para jovens entre 16 e 21 anos, em 12 unidades do Senac no estado.

As aulas têm duração de quatro meses e são gratuitas. Ao todo, são 420 vagas destinadas a jovens de baixa renda, que irão receber qualificação profissional nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Segundo o Senac, aproximadamente 75% dos alunos que concluem o curso ingressam no mercado de trabalho. "O Senac encaminha os jovens para as empresas que nos demandam candidatos para vagas do Programa Jovem Aprendiz", diz Ricardo Rohloff, gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ.

Gabriel participou do Portal do Futuro no ano passado, na unidade de Irajá, junto com Emanuelle Desireé e Paulo Henrique. Todos passam pela primeira experiência profissional, e utilizam o que aprenderam nas aulas no ambiente de trabalho. "O curso tem oficinas que desenvolvem também aspectos comportamentais. Acho que me superei e aprendi, com as dinâmicas, a ser mais comunicativa e a me relacionar melhor com as pessoas", diz Emanuelle, de 21 anos, que atua como auxiliar de supermercado.

Paulo Henrique, de 19, começou a trabalhar como recepcionista em um laboratório médico. Hoje, ele também percebe no trabalho os benefícios do curso. "Participamos de tarefas que envolvem execução de tarefas num prazo de tempo. Elas me ajudaram a ter foco", diz.

Inscrições

- Candidatos

Para participar do Portal do Futuro os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos, estar no Ensino Médio e ter renda familiar per capita de até salários mínimos.

- Cadastro

As inscrições devem ser feitas, até o dia 4 de maio, pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br. O interessado deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de escolaridade e de residência. As aulas começam no dia 21 de maio.

- Unidades

São 420 vagas nas unidades de Bonsucesso, Botafogo, Campo Grande, Campos, Caxias, Irajá, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Riachuelo e Rocinha. A capacitação é para os cargos de Auxiliar Administrativo, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Auxiliar de Logística.

Você pode gostar
Comentários