O movimento Juntospelo.Rio realiza, na Região Portuária, o Hacking.Rio. A ideia é gerar soluções de alto impacto para os desafios reais na capital fluminense - Divulgação
O movimento Juntospelo.Rio realiza, na Região Portuária, o Hacking.Rio. A ideia é gerar soluções de alto impacto para os desafios reais na capital fluminenseDivulgação
Por Bernardo Costa

Uma iniciativa do movimento Juntospelo.Rio vai reunir 900 participantes para desafios propostos por especialistas em 12 temas relevantes para o Rio. Em 48 horas, estudantes, hackers, desenvolvedores, programadores, especialistas em tecnologia e empreendedores terão que desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais da cidade. A maratona é um dos eixos da programação do Hacking.Rio, que ainda terá palestras sobre empreendedorismo, inovação e fórum com investidores internacionais. O evento será entre os dias 27 e 29 deste mês no edifício Aqwa Corporate, na Região Portuária do Rio. As inscrições são gratuitas para moradores de áreas carentes.

"A proposta é que durante o evento surjam novos aplicativos, plataformas ou mecanismos com base em tecnologia que possam causar impactos positivos na cidade", explica Lindalia Reis, co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio.

Ao todo, serão 12 hackatons, como são chamadas as maratonas de programação para hackers simultâneos. Os participantes terão dois dias para conhecer os problemas propostos e desenvolver a solução com o apoio de mentores especializados em cada um dos temas. Em Mobilidade Urbana, a ONG Cinema Nosso vai apresentar vídeos produzidos por moradores da Rocinha sobre desafios de locomoção na comunidade de São Conrado.

Dentre os palestrantes, João Kepler, um dos maiores investidores-anjo do Brasil, irá orientar o público sobre captação de investidores. "Haverá uma plataforma no evento para os participantes cadastrarem suas startups. A ideia é conectá-los a apoiadores", antecipa Lindalia.

ATÉ QUARTA

As inscrições para participar das hackatons vão até esta quarta-feira, no site www.hackingrio.com. Já as palestras e fóruns com investidores terão inscrições até o preenchimento total das vagas.

TEMAS

Os desafios propostos serão nos temas: Mobilidade Urbana, Educação, Turismo, Energia, Jurídico, Alimentos, Saúde, Indústrias, Finanças, Segurança, Jogos e Economia Criativa.

GRÁTIS

Moradores de comunidades devem solicitar gratuidade pelo site, no menu 'Fale Conosco'.

PREMIAÇÃO

O Sebrae-RJ vai levar caravanas de todo o estado. Os vencedores geral das hackatons ganham R$ 15 mil e participação na Hack Brazil, em Harvard.

 

Você pode gostar
Comentários