Associação aponta alta na contratação de temporários - Arte: Kiko
Associação aponta alta na contratação de temporáriosArte: Kiko
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Após três anos desempregado, Jonathan Ferreira conseguiu uma vaga para trabalhar como barbeiro em uma rede de franquia. Sem muita experiência, buscou formação em um curso intensivo de apenas 20 dias. Foi o tempo necessário para mostrar habilidade e transformar a vaga temporária em contratação efetiva. A aposta foi boa, já que o setor de franquias é um dos que mais contratam nessa época do ano. Um levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) aponta que o número de vagas temporárias terá um aumento de 10% em comparação ao ano passado (confira mais informações no infográfico acima).

O Club Men Salon, rede onde Jonathan trabalha, se enquadra nesse perfil. A empresa pretende inaugurar outras duas unidades no Rio até o fim deste ano. O processo seletivo já está aberto. A rede hoje conta com 11 lojas. "Eu estava acostumado a cortar o cabelo dos meus amigos. Mas era algo informal. O que era um extra de Natal virou meu sustento e da minha família", diz Jonathan, de 28 anos, citado no começo da reportagem.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foram criados mais de 80 mil postos de trabalho no terceiro trimestre deste ano no segmento. "Algumas redes já começaram a se preparar para o Dia das Crianças, BlackFriday e mesmo o Natal. Nesse sentido, se destacam os segmentos que atuam em shopping centers", disse Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Especializada em lavagem ecológica automotiva, a Acquazero abriu 150 vagas para temporários - Divulgação

A Acquazero, especializada em lavagem ecológica automotiva, se enquadra nesse perfil. A empresa, que também tem franquias instaladas em shoppings centers do Rio, tem a expectativa de contratar 150 novos colaboradores até o fim do ano por causa do aumento do serviço. "Essa é uma oportunidade do funcionário demonstrar desempenho para continuar trabalhando após esse período", diz Henrique Mol, diretor executivo da rede.

CLUB MEN SALON

Para se candidatar, é necessário enviar o currículo para o e-mail contato@clubmensalon.com.br. Há vagas para unidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

ACQUAZERO

Interessados em trabalhar na empresa devem ir diretamente nas unidades. Na capital, a rede está instalada na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Há também unidades em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Petrópolis, Região Serrana.

Você pode gostar
Comentários