Interessados em participar do edital poderão se inscrever até as 18h do dia 12 de abril de 2021
Interessados em participar do edital poderão se inscrever até as 18h do dia 12 de abril de 2021Divulgação
Por O Dia
Rio - Negócios de impacto social e iniciativas socioculturais vão receber um investimento de mais de meio milhão de reais para conduzir projetos culturais no estado do Rio. A iniciativa faz parte do Vamos.Rio, programa de aceleração de ONGs e startups sociais fluminenses que abriu inscrições para os interessados em participar do seu edital. Além do apoio financeiro, está prevista a realização de sessões de mentoria e capacitação remota para as propostas que tenham como objetivo transformar a sociedade por meio da cultura.
Interessados em participar do edital poderão se inscrever até as 18h do dia 12 de abril de 2021, no site do Instituto Ekloos (www.ekloos.org/vamosrio). Serão selecionadas até 20 iniciativas que poderão receber uma premiação total de até R$ 540 mil. Este valor será dividido entre as organizações melhor avaliadas por uma banca examinadora, durante o processo de aceleração.
Publicidade
A iniciativa é do Instituto Ekloos em parceria com o Instituto BAT Brasil, ex-Instituto Souza Cruz, que aproveita o lançamento do projeto para também anunciar sua mudança de nome. O Vamos.Rio é patrocinado pela BAT Brasil e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
"O programa Vamos.Rio reflete o DNA do Instituto, que há mais de 20 anos fomenta o empreendedorismo jovem e agora passa a se chamar Instituto BAT Brasil. O projeto também fortalece a nossa missão, que é contribuir para a redução das desigualdades sociais, ao fomentar a aceleração de negócios culturais que contribuirão para a geração de renda e a recuperação socioeconômica do Estado do Rio de Janeiro", declara Delcio Sandi, presidente do Instituto BAT Brasil.
Publicidade
No Brasil, país que está em 7º lugar no ranking global de desigualdade social, é cada vez mais importante a atuação da sociedade civil para contribuir com a mudança social. Por outro lado, o país também carece de investimento social e 57% das startups de impacto, cujo objetivo principal é solucionar problemas sociais, encontram-se em estágios iniciais.
A presidente do Instituto Ekloos, Andréa Gomides, explica que o programa foi lançado com o objetivo fomentar e fortalecer negócios de impacto social, organizações da sociedade civil e/ou grupos da economia criativa para que possam se desenvolver, estruturar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social para além da própria atividade:
Publicidade
"Neste momento em que os empreendedores sociais ainda estão sofrendo com a pandemia, o apoio por meio de mentorias e recursos financeiros é de extrema importância para o desenvolvimento de novas iniciativas e para a implantação de inovações em projetos já existentes, contribuindo para a redução da desigualdade social", destaca Andréa Gomides.
Sobre o Programa
Publicidade
As inscrições estão abertas até 12/04 através do site www.ekloos.org/vamosrio.
Sobre o Instituto Ekloos
Publicidade
O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 6.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação.
Sobre o Instituto BAT Brasil
Publicidade
Criado em julho de 2000, o Instituto BAT Brasil (ex- Instituto Souza Cruz) investe no empreendedorismo como ferramenta de autonomia e geração de renda para jovens que vivem no campo e na cidade. Inclusão, mobilidade social, educação e falta de oportunidades são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em 20 anos de realizações, que beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas, o Instituto BAT Brasil e seus parceiros institucionais contribuem para a transformação de vidas nas áreas onde atuam e cada vez mais acreditam na força de jovens e organizações, que serão a nova geração de empreendedores que irá transformar a realidade do Brasil.