Mais de 1.900 vagas de estágio estão abertas no Rio esta semanaDaniel Castelo Branco

Por O Dia
Rio - Em meio a pandemia da covid-19 o CIEE/Rio registrou uma mudança de postura nos estudantes que estão atrás de uma oportunidade no mundo corporativo. Os jovens estão batalhando mais por um estágio, mas agora não buscam apenas ganhar experiência profissional, a preocupação maior é complementar a renda familiar com a bolsa da oportunidade. O valor médio é de cerca de R$ 1 mil por mês e o tempo médio de contrato dos estágios chega a, no máximo, 24 meses com chance de efetivação.
A psicóloga e analista de RH do CIEE/ Rio, Aline Rocha, detectou que na maioria das entrevistas nos processos seletivos os candidatos, já no discurso de apresentação, demonstram grande preocupação com o orçamento doméstico.
Publicidade
“O que eu percebo é que a questão financeira está pesando bastante e tem sido colocada logo no início da conversa com o recrutador. O estágio virou uma fonte de renda para 3 em cada 3 candidatos cadastrados no CIEE/Rio. Eles querem e precisam ajudar em casa. Muitos estão com os pais desempregados, outros moram sozinhos e precisam da bolsa-auxílio para se manter ou até para pagar os estudos. Os estudantes estão conscientes da importância do estágio para o desenvolvimento profissional, mas a questão financeira virou peça chave e o estágio se tornou a única fonte de renda para a grande maioria dos jovens nessa crise”, pontua Aline.
Em 2020 houve uma retração no número de vagas para estágio de 36,7% em relação a 2019. A boa notícia é que o mercado cresceu 28,1% no primeiro bimestre de 2021, comparado ao quarto bimestre de 2020 e a perspectiva é de um crescimento gradual no número de vagas até o final do ano.
“Pela nossa projeção, se mantivermos esse movimento ascendente vai surgir, até o final de 2021, uma grande oferta de vagas de estágio no estado do Rio, em praticamente todos os cursos e níveis de escolaridade", finaliza o Superintendente do CIEE/Rio, Paulo Pimenta.
Publicidade
Oportunidades
CIEE 
Publicidade
Nesta semana, o CIEE/RJ encaminha os jovens para 1.700 vagas de estágio. Por conta da pandemia, todos os processos seletivos estão acontecendo online e o cadastro deve ser feito pelo site https://portal.ciee.org.br/. Veja as oportunidades:
ENSINO SUPERIOR - 1.046 vagas

Rio de Janeiro – Administração (112), Arquitetura (5), Arquivologia (5), Biblioteconomia (4), Comunicação (48), Ciências Contábeis (13), Ciências econômicas (4), Gastronomia (1), Logística (3), Design (7), Direito (51), Educação (38), Engenharias (51), Estética (1), Farmácia (6), Informática (28), Medicina veterinária (3), Nutrição (2), Psicologia (3), Recursos Humanos (2).
Publicidade
Barra Mansa – Administração (80), Arquitetura (7), Ciências Contábeis (28), Comunicação (11), Design (1), Direito (78), Educação (8), Enfermagem (7), Engenharia (10), Fisioterapia (1), Informática (9), Medicina Veterinária (1), Odontologia (1), Psicologia (1).

Campos – Administração (2), Direito (4), Educação (1).

Duque de Caxias – Administração (9), Ciências Contábeis (3), Comunicação (1), Direito (5), Educação (7), Engenharia (2), Farmácia (1), Informática (1), Logística (1), Recursos Humanos (1).

Macaé – Administração (23), Comunicação (6), Direito (), Educação (11), Estética (1), Engenharia (9).

Niterói – Administração (12), Comunicação (5), Contabilidade (), Direito (54), Educação (45), Engenharia (10), Farmácia (1), Informática (3), Moda (1).

Nova Friburgo – Administração (6), Contabilidade (2), Economia (1), Direito (5), Engenharia (2), Informática (2), Farmácia (1), Educação (2).

Nova Iguaçu –Administração (28), Comunicação (8), Contabilidade (4), Direito (45), Engenharia (4), Educação (11), Informática (4) Psicologia (1), Recursos humanos (2).

Petrópolis – Administração (7), Biomedicina (1), Contabilidade (2), Direito (1), Comunicação (8), Educação (4), Fisioterapia (1), Engenharia (2), Informática (1).

Resende – Administração (3), Direito (6), Enfermagem (1), Engenharia (3), Recursos Humanos (1).

Teresópolis – Administração (1), Direito (1).

Três Rios – Administração (17), Arquitetura (2), Comunicação (2), Direito (1), Educação (1), Engenharia (2), Nutrição (1).
ENSINO MÉDIO - 724 vagas
Publicidade
Rio de Janeiro – Aprendiz (142), Ensino Médio (51), Técnico em eletrônica (2), Técnico em eletrotécnica(1), Técnico em edificações (1), Técnico em enfermagem (1), Técnico em informática (1), Técnico em radiologia (2).
Barra Mansa – Aprendiz (111), Ensino Médio (105), Técnico em administração (7), Técnico em análise clínica (1), Técnico em contabilidade (2), Técnico em Eletromecânica (1), Técnico em enfermagem (2), Técnico em informática (5), Técnico em Segurança do Trabalho (1).

Campos – Aprendiz (9), Ensino Médio (4), Técnico em química industrial (1).

Duque de Caxias – Aprendiz (21), Ensino Médio (11), Técnico em administração (1), Técnico em eletrotécnica (1), Técnico em enfermagem (2), Técnico em segurança no trabalho (1).
Publicidade
Macaé – Aprendiz (35), Ensino Médio (21), Técnico em design (1).

Niterói – Aprendiz (66), Ensino Médio (17), Técnico em administração (1), Técnico em enfermagem (3).

Nova Friburgo – Aprendiz (4), Ensino Médio (2), Técnico em segurança do trabalho (1).

Nova Iguaçu – Aprendiz (16), Ensino Médio (15), Técnico em administração (2), Técnico em manutenção e suporte (1), Técnico em eletrônica (2), Técnico em segurança no trabalho (1), Técnico em enfermagem (1).

Petrópolis – Aprendiz (8), Ensino Médio (10), Técnico em design de interiores (1).

Resende – Aprendiz (2), Ensino Médio (6), Técnico em enfermagem, Técnico em mecânica (1).

Teresópolis – Aprendiz (5), Ensino Médio (2).

Três Rios – Aprendiz (10), Ensino médio (1), Técnico em segurança no trabalho (1).
Fundação Mudes
Publicidade
A Fundação Mudes oferece, nesta semana, 264 vagas de estágio, nos níveis superior, médio e técnico. O valor da bolsa-auxílio pode chegar a R$ 2 mil. Para se candidatar, basta acessar o site https://www.mudes.org.br/
As carreiras do ensino superior com o maior número de vagas são: Administração (48), Ciência da Computação (34), Comunicação Social (32), Marketing (17), Sistemas de Informação (13), Ciências Contábeis (6) e Direito (5). Ainda há vagas para cursos como Design, Fisioterapia, Hotelaria, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Recursos Humanos, Turismo, diversos cursos de Engenharia e muito mais.

Há chances para estágio no Ensino Médio, são 15 no total. Além delas, há oportunidades para cursos técnicos, que somam 29 vagas. As principais são em técnico em Administração (9), técnico em Eletrônica (6) e técnico em Mecânica (4), mas há vagas também para técnico em Estrutura Naval, técnico em Formação de Professores, técnico em Logística, técnico em Segurança do Trabalho, entre outras.

Tanto a candidatura para as vagas, como os processos seletivos ainda estão sendo feitos de maneira remota, por meio de telefone e internet. Caso haja alguma dúvida sobre o processo de inscrição, é só entrar em contato com a Fundação Mudes por e-mail (gedipcal@mudes.org.br) ou pelo Fale Conosco do site, Facebook ou Instagram.