Ao todo, são 43 unidades da Faetec com ofertas em mais de 50 cursos de capacitação profissional, com duração de 10 a 20 semanasDivulgação

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece mais de 30 mil vagas em diversas áreas de tecnologia, educação e cultura, em cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, são 43 unidades da Faetec com ofertas em mais de 50 cursos de capacitação profissional, com duração de 10 a 20 semanas. As inscrições já começaram e vão até 1º de fevereiro.

"Gerar oportunidades é uma das nossas missões para que mais jovens e adultos se capacitem para ingressar no mercado de trabalho com o surgimento de novas vagas. A Faetec não só prepara, como qualifica o estudante tanto na prática como na teoria, com cursos gratuitos e de excelência. São 30 mil vagas que estão disponíveis, 30 mil sonhos que estarão mais perto de serem realizados", afirma o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

O destaque deste edital, além da quantidade no número de vagas, são os cursos oferecidos para área de cultura, como os de música com aulas de diversos instrumentos, e a retomada de capacitações no formato Ensino a Distância (EAD).

No entanto, alguns outros cursos com grande demanda e pouca oferta de mão de obra, devido aos altos valores na iniciativa privada, também serão ofertados: auxiliar de topografia, em Vassouras, autor e roteirista, na Faetec de Volta Redonda, leitura dramatizada, na Faetec Ipanema, e cadista para construção civil, nas unidades de Armação dos Búzios e Barra Mansa.
A rede também oferece, na maioria de suas unidades, os tradicionais e requisitados cursos profissionais de cabeleireiro, manicure e pedicure, massagista, maquiador, bartender, auxiliar de cozinha, salgadeiro, confeiteiro e padeiro. Já para área de turismo serão oferecidos os cursos de agente de informação turística e condutor de turismo esportivo.

Em tecnologia, haverá oportunidades para operador de computador, excel avançado e introdução à robótica. Na área de manutenção, os candidatos contarão com os cursos de eletricidade predial, caldeireiro, encanador industrial e soldador. E na área administrativa foi disponibilizada formação em assistente administrativo, espanhol, inglês, francês, entre outros.

"Com esse edital, mais uma vez a Faetec assume o compromisso com as pessoas que desejam inserir-se num mercado de trabalho cada dia mais exigente. A ideia é dar oportunidade para que os trabalhadores possam ter acesso a cursos de qualidade e a melhorar profissionalmente, tendo renda e independência", afirma João Carrilho, presidente da Faetec.

Todos que tiverem interesse em disputar uma vaga devem se inscrever por meio do site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). Para se candidatar, é preciso ter idade mínima entre 15 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada formação. A escolaridade e o prazo de conclusão também variam, dependendo da qualificação escolhida.

O processo seletivo acontecerá por meio de sorteio em 2 de fevereiro, e a listagem completa de selecionados será publicada no mesmo dia. Após a divulgação, os candidatos terão entre os dias 3 e 8 de fevereiro para efetuarem suas matrículas. As aulas terão início no dia 14 de fevereiro.
A lista completa de cursos e unidades com oportunidades disponíveis pode ser conferida no site da instituição: www.faetec.rj.gov.br.