Curso de cuidador de idosos está com 240 vagas abertasFreepik

Adultos com ensino fundamental completo que moram no município do Rio de Janeiro vão poder se inscrever no curso Cuidador de Idosos a partir desta quinta-feira, 10. Ao todo, serão ofertadas 240 vagas, sendo 120 para cada turma.
A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso terá carga horária total de 160 horas e acontecerá de forma semi presencial, parte teórica através da plataforma Zoom e a parte prática em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
As inscrições acontecem pelo link disponibilizado nas redes sociais da secretaria e no site da prefeitura até sexta-feira, 25.
“Nosso objetivo é qualificar e humanizar profissionais, familiares e pessoas que muitas vezes precisam de orientações técnicas no trato com o cuidado dos idosos. Muitos são fragilizados ou portadores de doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento”, afirmou o secretário Junior da Lucinha.
Uma aula inaugural está prevista para a primeira semana de abril na Capela Ecumênica da UERJ. O curso teórico terá quatro módulos: aspectos sociais do envelhecimento, cuidados relativos ao envelhecimento normal e patológico, práticas para o cuidador/atividades ocupacionais para o idoso dependente, o cuidador e os cuidados do dia-a-dia.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de qualificação profissional em cuidados com idosos, emitido pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UERJ. Para maiores informações o aluno poderá encaminhar e-mail para cogeo@cepuerj.uerj.br.