Curso de programadoresDivulgação

Empresas interessadas em participar do Programadores Cariocas já podem se inscrever no edital lançado nesta semana pela Prefeitura do Rio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação vai oferecer cursos de programação para jovens cariocas vulneráveis em oito áreas da cidade, com foco principal nas regiões mais pobres das Zonas Norte e Oeste.
“O setor de tecnologia tem uma forte demanda por profissionais qualificados, já que há um déficit de 24 mil vagas por ano. O Programadores Cariocas vai dar oportunidades e empregabilidade para os jovens que mais precisam, com enorme potencial de transformar a vida deles. Vamos qualificar jovens formados em escola pública, com prioridade para mulheres, negros e trans e, em seis meses, eles estarão aptos a ocupar esses postos de trabalho ociosos”, afirmou o ex-secretário Chicão Bulhões, idealizador do programa, no lançamento do projeto no último dia 31, na Cidade das Artes.
A meta é formar cinco mil profissionais nos próximos três anos, sendo 850 com bolsa integral. Os alunos contemplados com uma das 4.150 bolsas parciais (50%) pagarão o valor restante apenas após a conclusão do curso e, caso não consigam um emprego em até cinco anos, a instituição parceira assumirá o custo. O Programadores Cariocas também vai oferecer dois auxílios para todos os jovens matriculados: um financeiro de R$500 por mês e um computador. O curso será exclusivamente presencial e terá duração de seis meses (400 horas). A prioridade das vagas é para mulheres, negros, pessoas trans e refugiados.
O pregão será realizado no próximo dia 6, às 10h, e poderão participar empresas que ofereçam os cursos de programação no formato “bootcamp”. O Edital e seus anexos encontram-se disponíveis na íntegra no site COMPRASNET (http:// www.comprasgovernamentais.gov.br) e no E-COMPRAS RIO (https://ecomprasrio.rio.rj.gov.br). Estarão também disponíveis junto à Pregoeira e/ou Equipe de Apoio, nos dias úteis até vinte e quatro horas antes da data fixada para realização do certame, mediante pendrive. Mais informações e retirada do Edital estão disponíveis das 9h às 18h, pelos telefones (21)2088-0310 / (21)2976-2576 ou pelo e-mail [email protected]
A SMDEIS também divulgou, no Observatório Econômico do Rio, um estudo sobre a política pública dos “Programadores Cariocas”, com o contexto e a justificativa do projeto, bem como benchmarks nacionais e internacionais, além de um diagnóstico sobre a situação do mercado de trabalho no setor de tecnologia e dos jovens cariocas. O material está disponível no site: observatorioeconomico.rio.