Primeira turma do curso de encanador predial se formou em 24 de outubroDivulgação
A iniciativa visa promover a empregabilidade e o desenvolvimento social nas comunidades onde a concessionária atua. A gerente de RH da Águas do Rio, Ana Paula Furtado, acredita que os futuros profissionais vão preencher uma demanda que está crescendo com a ampliação e melhoria dos sistemas de fornecimento de água tratada, realizada pela Águas do Rio.
Além de contribuir com todos os equipamentos necessários para a formação, a concessionária oferece vale-transporte de ida e volta para o curso, assim como vale-refeição por dia de atividades.
Durante a entrega dos diplomas, aos alunos da primeira turma, o discurso de Luiz Fernando dos Santos Chagas, de 52 anos, emocionou colegas e professores. “Moro no Jacarezinho, vivia na rua sem nenhuma autoestima e hoje saio da Faetec formado com meu primeiro diploma. Para mim é muito importante. Abracei uma oportunidade e saio daqui muito alegre. Estou desempregado e já quero me inscrever em outros cursos e logo encontrar um emprego”, contou Luiz, sem segurar as lágrimas.
“Hoje é o dia mais gratificante, onde começo um novo ciclo para buscar oportunidades de recolocação no mercado. Quando se está comprometido não existe essa de ser função de homem ou de mulher. Você vai lá e resolve o problema”, contou Pamela. Ana Carolina também destacou sua experiência: “Você prova que a profissão não é só para homens, quando você está disposta a aprender e conclui um curso que tem 90% da turma formada por homens. Todos foram respeitosos, solidários e atenciosos”.
Agora os alunos são especialistas capacitados para fazer a ligação das instalações hidráulicas internas do imóvel ao hidrômetro. Essa ligação é de responsabilidade do cliente para o acesso ao abastecimento público. Para alguns formandos, a preparação é mais que um simples curso profissionalizante, é restaurar a esperança em uma vida melhor.
A diretora Jurídica da Águas do Rio, Tatiana Carius, destacou que a concessionária está preocupada em expandir as oportunidades para pessoas de comunidades. “A empresa se preocupa com o social e não fazemos distinção entre as pessoas. Não temos salas e paredes. O presidente e diretores se sentam ao lado de qualquer funcionário. Queremos expandir as oportunidades de trabalho e fico feliz em ver mulheres nessa turma disputando esse mercado”, disse Tatiana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.