Paes: candidatura em 2008 - Reprodução/ Facebook
Paes: candidatura em 2008Reprodução/ Facebook
Por O Dia

Rio - O Ibope divulgou, nesta terça-feira, o resultado da segunda pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para o governo do Rio. Segundo a pesquisa a diferença entre os dois candidatos diminuiu oito pontos: Wilson Witzel (PSC) tem 56% dos votos válidos contra 44% de Eduardo Paes (DEM). Na pesquisa anterior, os candidatos tinham 60% e 40%, respectivamente. 

De acordo com o instituto, para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. 

Já nos votos totais, o cenário, segundo o Ibope, é de: Wilson Witzel (PSC) tem 48% e Eduardo Paes (DEM) 38%. Em branco/nulo: 11%; Não sabe: 3%. 

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. Neste caso, o cenário é o seguinte: 37% com certeza votaria em Witzel para governador; 13% poderia votar nele para governador; 22% não votaria nele de jeito nenhum; 27% não o conhece o suficiente para opinar; e 2% não sabem ou preferem não opinar. 

Sobre Paes, os entrevistados afirmaram que: 23% com certeza votaria em Paes para governador; 17% poderia votar nele para governador; 46% não votaria nele de jeito nenhum; 12% alegam não o conhecer o suficiente para opinar; e 2% não sabem ou preferem não opinar. 

O levantamento foi realizado entre sábado e esta terça e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 41 municípios. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. 

Você pode gostar