Crivella vota na Barra da Tijuca, na manhã deste domingo - Reginaldo Pimenta / Agência O DIA
Crivella vota na Barra da Tijuca, na manhã deste domingoReginaldo Pimenta / Agência O DIA
Por Beatriz Perez
Rio - O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) contestou a alta rejeição contra sua candidatura identificadas em pesquisas de intenção de voto. A declaração foi dada após o voto do atual prefeito na manhã deste domingo.
"Quando as pesquisas dizem que um candidato tem 60% de rejeição é uma estratégia eleitoral, é uma estratégia política, porque 55% destes são nulos, ou de pessoas que não comparecem para votar. Matematicamente essas rejeições, que nunca vi nas ruas, são um artifício. A matemática permite isso. Está errado? Pode ser que não esteja, mas está longe de ser a verdade", declarou. O prefeito rebateu as críticas contra seu governo atacando a TV Globo e ressaltando o apoio que recebe do presidente Jair Bolsonaro. 
Publicidade
"Tem muita gente que diz que o Crivella é incompetente, que o Crivella não fez nada. Olha, o presidente da República mora em Brasília e vai votar no Crivella. Qual a diferença? A diferença é que o presidente não ouve a Globo", declarou aos jornalistas.
Publicidade
Questionado sobre a declaração de Bolsonaro, que durante uma live disse que Eduardo Paes foi um bom gestor, Crivella disse que o presidente deveria estar mal informado. "Ele chamou de bom gestor porque não tinha informação, né? Eu não estou dizendo que ele está vendo a Globo, mas isso de bom gestor é uma coisa que ele não fez", disse Crivella.
O prefeito agradeceu o apoio de Bolsonaro durante a campanha do primeiro turno. "O presidente foi de uma coragem gigantesca porque aqui (no Rio) temos outros candidatos, temos o Luiz Lima, do PSL, partido que apóia o presidente. Eu fico imensamente grato", declarou.

O prefeito chegou ás 8h50 na Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, acompanhado pela mulher Sylvia Jane e do filho Marcelo Hodge Crivella. Crivella levou cerca de 10 minutos para realizar o voto. O candidato à reeleição está com um machucado em cima da sobrancelha direita, mas não explicou o que provocou o ferimento. "Machuquei", limitou-se a dizer.
Publicidade
Na chegada à zona eleitoral, recebeu o cumprimento de duas senhoras e o protesto de dois eleitores. Um deles ironizou que gostaria de fazer uma cirurgia de catarata, e perguntou se deveria 'falar com a Márcia', citando episódio de julho de 2018, no qual Crivella, ofereceu facilidades a 250 pastores e líderes evangélicos, ao discursar no "Café da Comunhão", para um mutirão de tratamento de catarata.
Publicidade
"Quando eu subi tinha um rapaz bravo, dizendo que não ia votar, disse 'fora Crivella', mas encontrei várias senhoras, encontrei uma senhora de 78 anos que disse 'Crivella, estou vindo aqui em homenagem a você, não sou obrigada a votar', realmente quem tem mais de 70 anos não vem, não precisa vir e de 16 a 18 é opcional", relatou.
Crivella é o segundo colocado nas últimas pesquisas de intenção de voto, com 15% no Datafolha e 14% no Ibope. O atual prefeito amarga a maior taxa de rejeição: 62%, segundo o Datafolha e 59%, de acordo com o Ibope, divulgados na noite de sábado.