Brazilian former President (2003-2010) and candidate for the leftist Workers Party (PT) Luiz Inacio Lula da Silva takes part in a campaign rally in Sao Paulo, Brazil, on October 29, 2022. After a bitterly divisive campaign and inconclusive first-round vote, Brazil elects its next president in a cliffhanger runoff between far-right incumbent Jair Bolsonaro and veteran leftist Luiz Inacio Lula da Silva. NELSON ALMEIDA / AFPNELSON ALMEIDA / AFP

O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou na tarde deste sábado, seu último ato com eleitores e simpatizantes na Avenida Paulista. O ato foi organizado por movimentos sociais que apoiam os candidatos do Partido dos Trabalhadores, em forma de formato de desfile de carnaval, com a presença de 9 alas, organizadas por membros centrais sindicais e movimentos sociais. Dentre as alas, constaram democracia, habitação e educação.


Em uma coletiva de imprensa, anterior ao ato, Lula falou ao lado de aliados, disse que está preocupado com o isolamento do Brasil no cenário internacional, e que assim que for eleito, uma de suas primeiras medidas vai ser viajar para restabelecer contatos com demais países erestabelecer um padrão de civilidade na relação internacional do Brasil. Dentre os aliados presentes, estava o ex-presidente do Uruguai, José Mujica.

"Nós vamos fazer este país voltar à normalidade. Nós vamos tentar reconstruir tudo aquilo que tínhamos feito. Estava dando certo e estava crescendo. A América do Sul se fortalecendo, a América Latina se fortalecendo, e nossas relações multilaterais estavam bem com os Estados Unidos, a Europa, a China, a Rússia", disse o candidato.

A caminhada foi iniciada por motoboys, seguidos por alas que simbolizam “grandes desafios” a serem enfrentados em 2023. O tema do abre-alas foi democracia que teve como alegorias as urnas e títulos de eleitor em pernas-de-pau. Os responsáveis pela alegoria foram os movimentos de cultura e de juristas que, de branco, pediram por “paz e democracia”. Cada uma das alas foi representada por uma cor, organizadas por movimentos sociais e partidos relacionados ao tema escolhido. A caminhada foi encerrada por blocos torcidas organizadas antifascistas.

Além do candidato, participaram da caminhada Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa com o ex-presidente, a ex-senadora e deputada federal eleita Marina Silva (Rede), e a candidata terceira colocada no primeiro turno, Simone Tebet (MDB).

Este sábado é o último dia para que os candidatos promovam passeatas, caminhadas e carreatas, além de propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som e distribuição de material gráfico.