Acupuntura é uma técnica milenar chinesa - Reprodução da internet
Acupuntura é uma técnica milenar chinesaReprodução da internet
Por O Dia
Rio - A acupuntura consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, promovendo tanto a harmonia e o equilíbrio das funções orgânicas como tratamento e prevenção de doenças. Segundo o fisioterapeuta e acupunturista Nelson Marques Ribeiro Junior, criador do canal no Youtube Uma Luz para Fisioterapia, a prática melhora a imunidade, os problemas emocionais e doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca e artrite.
Publicidade
O procedimento, que pode ser feito no corpo, nas orelhas ou com estímulos elétricos (eletroacupuntura), é reconhecido como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. Em 2018, entrou para a lista de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde.
Essa terapia milenar chinesa é, de acordo com Nelson, “recomendada quando o equilíbrio orgânico é afetado por alguma condição externa ou interna que sobrecarregue um órgão.” Os 351 pontos utilizados no corpo, têm repercussões no fígado, coração, baço, pulmões e rins. Esses órgãos estão relacionados a elementos da natureza e com algum sentimento:
Publicidade
Madeira (Fígado) - Raiva
Fogo (Coração) - Alegria
Publicidade
Terra (Baço) - Pensamento
Metal (Pulmões) - Tristeza
Publicidade
Água (Rins) - Medo
O procedimento pode ser aplicado por profissionais de saúde. Uma sessão por semana costuma ser o suficiente para o tratamento, que dura em torno de 20 a 30 minutos.