São Cosme e Damião - Reprodução de Internet
São Cosme e DamiãoReprodução de Internet
Por O Dia
Rio - São Cosme e Damião foram médicos que exerceram a profissão sem cobrar nada. Os gêmeos curavam os doentes não só a partir do conhecimento, mas também por meio de orações. Para os católicos, o dia dos santos são celebrados neste sábado e para as religiões afro-brasileiras, no domingo.
Publicidade
Cosme e Damião praticavam medicina em Egéia, na Península Arábica, e não aceitavam pagamento pelas consultas. A mãe dos dois, Teodata, os introduziu na fé cristã. Eles foram perseguidos por seguirem o cristianismo e, segundo a crença, não ficaram feridos quando foram torturados. Morreram decapitados em 27 de setembro.
No sincretismo religioso, eles são associados aos Ibeji e Erês, entidades que trazem alegria e harmonia às pessoas ao redor, com inocência de criança, gostam de frutas e doces. Por isso, no dia atribuídos a Cosme e Damião são distribuídos doces e brinquedos às crianças.
Publicidade
Oração a São Cosme e Damião
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e a da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequenino, porque deles é o Reino dos céu”. São Cosme e Damião, rogai por nós.