Nossa Senhora de Aparecida - Reprodução
Nossa Senhora de AparecidaReprodução
Por O Dia
Rio - O dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é celebrado nesta segunda-feira. A santa é a padroeira do Brasil e uma das figuras religiosas mais adoradas no país.
Publicidade
Segundo a crença, em meados de 1717, o Conde de Assumar D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da província de São Paulo e Minas Gerais, ia para Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, para isso, teria passar pela vila de Guaratinguetá.
A Câmara de Guaratinguetá convocou os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves para irem à procura de peixes no Rio Paraíba do Sul. No entanto, não estava na época de pesca e, por isso, não acharam nada. Quando chegaram ao Porto Itaguaçu, lançaram a rede, mais uma vez, e apanharam uma imagem terracota sem cabeça. Em seguida, em uma outra tentativa de achar peixes, pescaram a cabeça. Logo depois, apareceram muitos peixes.
Publicidade
Padroeira do Brasil
Papa Pio XI proclamou em 1930 a santa como padroeira do Brasil. A imagem já havia sido coroada em 1904 por decreto da Santa Sé, em nome do Papa Pio X. Em 1980 foi definido por lei o reconhecimento de Nossa Senhora Aparecida como patrona do Brasil.
Publicidade
Oração de Nossa Senhora Aparecida
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos. Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado. Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte. Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais. Livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.