O também praticante da espiritualidade universalista Rodrigo Almeida, do Espaço Ilumina, afirma que os filhos de Iemanjá têm como forte característica o lado maternal. “São pessoas boas para dar conselhos. Elas sempre tem uma palavra amiga para dar, são companheiras, que sempre podem contar nas horas difíceis. Também são filhos dedicados e protetores, que não medem esforços para cuidar das pessoas que amam”.
A cor atribuída a Iemanjá é o azul claro, branco e o prata. O número associado à divindade é o 4 e a saudação é “Odoyá”. Rodrigo Almeida pontua que o clássico ritual de fim de ano, de pular sete ondas no mar, pode ser feito o ano todo para Iemanjá, pedindo amor, emprego e prosperidade à rainha do mar.
Rituais para Iemanjá
Ferva um litro de água. Pegue quatro rosas brancas e coloque as pétalas na água. Em seguida, jogue as gotas de essência de Alfazema. Jogue o banho da cabeça para baixo pedindo clareza e discernimento.
Também pode ser ofertado uma maçã verde, pera verde e uva verde em um prato branco. Depois, coloque uma vela azul ao lado do ritual e faça uma prece para a rainha do mar.