Por felippe.franco
Nadal será o adversário de Federer na decisão do Masters 1000 de RomaEfe

Itália - O suíço Roger Federer se classificou neste sábado para a final do Masters 1000 de Roma, em que disputará o "clássico" contra o espanhol Rafael Nadal, ao derrotar o francês Benoit Paire por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(5) e 6-4, em 1h28min.

Será o 30º duelo entre dois dos maiores tenista da história, o primeiro desde março de 2012, nas semifinais de Indian Wells, em que os dois se apresentam bem fisicamente. Um ano depois, com Nadal recuperado dos problemas no joelho que o afastaram do circuito por oito meses, eles mediram forças na semi do mesmo torneio, mas Federer foi presa fácil devido a problemas nas costas.

Até agora, o espanhol, quinto colocado do ranking mundial, derrotou o terceiro da lista 19 vezes, uma delas na final de Roma em 2006. Na ocasião, Nadal levou a melhor em cinco sets após mais de cinco horas de partida. Federer chega à decisão sem perder um set sequer.

Essa invencibilidade poderia ter sido quebrada por Paire, que esteve em vantagem de 4-3 e uma quebra na primeira parcial neste sábado. Contudo, o suíço reagiu e levou a melhor por 7 a 5 no tie-break. Na segunda, o ex-número 1 do mundo aproveitou um break point logo no começo e arrancou rumo ao triunfo em 6-4. Nadal, por sua vez, se colocou na final ao bater o tcheco Tomas Berdych por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, em 1h18min.

Você pode gostar