Suíça - A Comissão de Controle e Disciplina da Uefa decidiu punir três clubes nesta terça-feira: os turcos Fenerbahçe e Besiktas, e o romeno Steaua Bucarest, todos por envolvimento com manipulação de resultados.
O Fenerbahçe foi suspenso das competições europeias por dois anos, enquanto o Besiktas não poderá disputar a próxima Liga Europa e o Steaua Bucareste ficará de fora dos torneios continentais por uma temporada.
Todos os clubes poderão recorrer da decisão junto à Comissão de Apelação da Uefa, segundo a própria entidade divulgou em comunicado. No dia 10 de junho, a Uefa anunciou a abertura de um processo disciplinar contra o Besiktas e dois juízes por conta de uma possível manipulação de resultados na final da Copa da Turquia, e em 2011 a mesma entidade começou a investigar o Steaua Bucareste por conta da relação do clube com os critérios de admissão para participar de competições europeias.
A Uefa também investigou o Fenerbahçe, além de cinco dirigentes do clube, e no início da temporada 2011-2012 excluiu o time das competições europeias pela suposta participação na manipulação de resultados.