África do Sul - Oscar Pistorius anunciou que voltará aos treinamentos mais de quatro meses depois de ter matado a tiros a namorada Reeva Steenkamp, informou nesta sexta-feira a agência local de notícias "Sapa".
"Oscar decidiu retomar uma rotina de baixa intensidade na pista. Oscar não contempla uma volta formal ao atletismo e seu treino não tem como objetivo se preparar para uma competição", anunciou em comunicado a família do esportista, em liberdade condicional após pagar fiança e à espera do julgamento.
"Sua prioridade neste momento continua sendo o caso nos tribunais", acrescenta o texto. A nota explica que a família o encorajou a retornar às pistas para que a atividade "o ajude a encontrar o equilíbrio mental e emocional necessário" para superar o "trauma" e "enfrentar o jugalmento".
O último comparecimento judicial de Oscar Pistorius foi em 4 de junho perante o Tribunal de Magistratura de Pretória, que adiou a audiência após pedir mais tempo para preparar o caso. A sessão será retomada em 19 de agosto, quando espera-se que seja estabelecida a data em que começará o julgamento.
O corpo da modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, foi encontrada morta com vários disparos na madrugada de 14 de fevereiro na casa de Pistorius em Pretória. O esportista, de 26 anos, e Reeva estavam sozinhos na casa no momento dos fatos. O corredor confessou que disparou em sua namorada, mas contou que pensou que havia uma terceira pessoa em sua residência. No entanto, a Promotoria acusa Pistorius de "assassinato premeditado", uma acusação que poderia ditar uma sentença de prisão perpétua.
A justiça sul-africana concedeu liberdade provisória a Pistorius em 22 de fevereiro, em troca do pagamento de uma fiança de um milhão de rands.