Rio - Há uma semana a seleção brasileira dava olé na Espanha em pleno Maracanã e arrebatava o título da Copa das Confederações. Mais do que a conquista, muitos jogadores garantiram, pelo menos na cabeça do técnico Luiz Felipe Scolari, uma vaga na lista para a Copa do Mundo que será disputada no que vem no Brasil.

Historicamente, vencer a Copa das Confederações significa a manutenção de pelo menos 60% da equipe no Mundial. Foi o que aconteceu em 2006, quando Carlos Alberto Parreira era o treinador. Mesmo poupando astros como Ronaldo, Roberto Carlos e Cafu, 14 jogadores foram mantidos para a Copa.
Em 2010, Dunga manteve 17 jogadores do grupo da Copa das Confederações, o equivalente a 73,9%. Apenas o goleiro Victor, os laterais André Santos e Kleber, o zagueiro Alex, o meia Anderson e o Alexandre Pato não foram aprovados pelo treinador no Mundial. Para Sebastião Lazaroni, ex-técnico da seleção brasileira e que hoje comanda o SC Qatar, Felipão deve segurar grande parte do elenco.
“Como o próprio Felipão já declarou, a Seleção não está fechada. Porém, acredito que a base será mantida. Os 11 titulares, mais jogadores como Dante, Hernanes, Bernard, Jô e Jadson estão com ótimas possibilidades”, garantiu Lazaroni, que ainda acrescentou: “Acredito que o Jefferson e o Diego Cavalieri também estarão na lista. Contudo, temos muito tempo até a Copa e alguns jogadores poderão apresentar uma queda de rendimento e também tem a questão de possíveis lesões. O importante é que todos que foram testados já mostraram qualidades”.
GRUPO VENCEDOR
Ex-treinador da seleção brasileira sub-17, Lucho Nizzo também acredita que Felipão manterá grande parte do elenco. Para ele, apenas duas posições seguem abertas.
“Se o Felipão achou um grupo e conseguiu transformá-lo em vencedor, com certeza, ele será coerente e manterá a base. Acredito realmente apenas em alguns rodízios para observações pontuais. Na minha opinião, acredito que ele ainda pode observar alguns jogadores para atuar como meia atacante e armador”, explicou o treinador, que atualmente comanda a Cabofriense.
QUEM SOBE E DESCE NA BALANÇA DE FELIPÃO
Alguns jogadores do atual grupo da Seleção parecem ter garantido a vaga para a Copa. O goleiro Julio Cesar, a dupla de zaga formada por David Luiz e Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo, os volantes Luiz Gustavo e Paulinho, além dos atacantes Neymar e Fred só não disputarão o Mundial do ano que vem em caso de contusão.

Do outro lado da moeda,Jean, que é volante, mas foi convocado como lateral, precisa ficar de olho, pois nem entrou em campo. Mesmo caso de Filipe Luis e Réver. Jadson, Fernando, Jô e Lucas vão precisar mostrar mais nos amistosos para garantir uma vaga no Mundial. Até porque tem muita gente querendo um lugar na Copa como Kaká, Ronaldinho, Adriano (Barcelona), Rafael (Manchester United), Leandro Damião, entre outros.