Temporada na Alemanha começa com revanche da final da Liga dos Campeões

Bayern de Munique e Borussia Dortmund se enfrentam pela supercopa da Alemanha

Por ulisses.valentim

Alemanha - Pouco mais de dois meses depois que o Bayern de Munique derrotou o Borussia Dortmund por 2 a 1 em Londres, na primeira final alemã da história da Liga dos Campeões, as duas equipes, renovadas, voltarão a se enfrentar neste sábado, pela Supercopa da Alemanha, que marca a abertura da temporada do futebol local. A Supercopa prevê um confronto entre o campeão nacional e o vencedor da Copa da Alemanha.

No entanto, como o Bayern ficou com os dois títulos, além da taça da 'Champions', completando uma inédita tríplice coroa no país, o Dortmund foi convidado por ter sido o segundo colocado da Bundesliga. Imperava uma "maldição" sobre a equipe de Munique, que foi derrotada cinco vezes entre 2011 e 2012 por aquele que tornou seu maior rival nos últimos.

Bayern de Munique já venceu o Barcelona na atual pré-temporadaEfe

No entanto, ela teve fim em grande estilo no tradicional de Wembley, onde os bávaros se sagraram pentacampeões da Europa. Após uma temporada perfeita, o Bayern trocou de técnico. Comandado agora por Josep Guardiola, que substituiu Jupp Heynckes, o time vem fazendo ótima pré-temporada, em que venceu um torneio amistoso com a participação do Dortmund e na última quarta-feira bateu o Barcelona por 2 a 0 na Allianz Arena. No sábado, a equipe disputará sua primeira partida oficial.

Trata-se de um troféu para o qual normalmente é dada pouca importância. No entanto, a rivalidade aumentada nas últimas temporadas e a possibilidade de conquistar seis títulos em uma no - ainda faltam a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes - dão status de jogo grande ao duelo.

Guardiola confiante para o desafio de dirigir o BayernReuters

Além de Guardiola, o clube de Munique contratou uma das grandes estrelas do rival nos últimos anos, o meia-atacante Mario Götze, além do meia Thiago Alcântara e o zagueiro Jan Kirchhoff, ex-Mainz 05. A saída mais relevante foi a do atacante Mario Gómez, que foi para a Fiorentina. Götze está entregue ao departamento médico, Além dele, o treinador espanhol não deverá contar com os brasileiros Dante e Luiz Gustavo nem com o compatriota Javi Martínez, que participaram da Copa das Confederações e só voltaram de férias nesta semana.

Por sua vez, o volante Bastian Schweinsteiger se recuperou de lesão, mas dificilmente começará jogando. Para o Dortmund, a tentativa é mostrar, a uma semana do início do Campeonato Alemão, que a equipe ainda tem forças para fazer frente ao campeão europeu e evitar que ele vença a Bundesliga com tanta facilidade, como aconteceu neste ano.

Robben continua sendo decisivo para o BayernEfe

O técnico Jürgen Klopp não terá a disposição o lateral Lucasz, que será substituído por Kevin Grosskreutz, nem com o atacante Henrikh Mkhitaryan, ambos machucados. Além do atleta armênio, foram contratados o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, também atacante, e o zagueiro grego Sokratis Papastathopoulos. Deixaram Dortmund oito atletas, entre eles os brasileiros Felipe Santana, que foi para o Schalke 04, e Leonardo Bittencourt, reforço do Hannover 96

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia