Por rafael.arantes

Espanha - Neymar deverá defender o Barcelona pela primeira vez depois da oficialização de sua contratação nesta terça-feira, em amistoso contra o Lechia Gdansk, que será realizado na Polônia, um dia depois de participar da primeira atividade como atleta do clube. No terceiro amistoso barcelonista na temporada, o primeiro sob o comando do argentino Gerardo Martino, o atacante da seleção brasileiro será o único atleta que disputou a Copa das Confederações em campo, já que os nove que atuaram pela Espanha ficaram em seu país natal.

Assim, Neymar é a grande novidade para esta atividade, com relação ao elenco que encarou o Bayern de Munique, na Alemanha (derrota por 2 a 0), e o Vaalerenga, na Noruega (vitória por 7 a 0), nos dois primeiros jogos do Barça neste ano. Não foi divulgado se ex-santista começará como titular ou reserva.

Neymar pode estrear nesta terça-feiraEfe

Nesta segunda, ele treinou normalmente, na primeira atividade comandada pelo novo técnico do clube. Se iniciar o amistoso, provavelmente formará dupla com Lionel Messi, também relacionado para o duelo. O jogo de amanhã acontecerá no PGE Gdansk Arena, estádio utilizado pela Espanha nos três primeiros jogos que disputou na conquista da Eurocopa 2012, contra Itália, Irlanda e Croácia.

"Dono da casa", o Lechia Gdansk foi apenas o oitavo colocado na última edição do Campeonato Polonês. O resultado mais expressivo de sua história é a conquista da copa nacional, em 1983, que valeu vaga na extinta Recopa Europeia, sua única participação em competição internacional. O clube é mais conhecido no país por ter como torcedor o primeiro-ministro, Donald Tusk, natural de Gdansk.

Sua influência é que fez a cidade ser escolhida como a sede da Euro, superando outras de mais tradição no futebol como Cracóvia. O time conta com um brasileiro no elenco, o lateral direito Deleu, ex-Ceará e Náutico, que desde 2010 está no Lechia. Este amistoso do Barcelona é o último antes da disputa do Troféu Joan Gamper, que acontecerá nesta sexta-feira, colocando Neymar frente a frente contra seu ex-clube, o Santos.

Você pode gostar