Japão - O espanhol Fernando Alonso teve sentimentos opostos depois do GP do Japão de Fórmula 1. Com quarto lugar em Suzuka, o piloto da Ferrari entrou para a história como o recordista de pontos da categoria. E com essa colocação ele adiou o título de Sebastian Vettel. Entretanto, após ver mais uma vitória do alemão, o piloto da Ferrari entregou a toalha na briga pela taça na temporada.
"Eu não acho que há chance. Mesmo que Sebastian abandone as quatro corridas, eu teria que ganhar todas. Nós continuamos fazendo o melhor possível, mas é apenas questão de tempo", disse o piloto espanhol.
Alonso fez uma corrida de recuperação no Japão e foi destaque. Ele pulou da oitava colocação do grid de largada para a quarta na bandeirada. Ele segue em segundo na classificação geral da temporada, com 207 pontos. Porém, com vitória deste domingo, Vettel disparou ainda mais na liderança, com 297 pontos.
"Nós não estávamos tão rápidos quanto as Red Bulls ou Grosjean, então a quarta posição era o máximo. Nós recuperamos um pouco do ritmo que não tivemos antes no fim de semana, mas os três primeiros estavam muito fortes para nós", analisou. Mark Webber foi o segundo colocado e Romain Grosjean, da Lotus, o terceiro.
Apesar de ficar fora do pódio, Fernando Alonso comemorou seu recorde. "Ver meu nome no topo da tabela de pontos de um esporte como a Fórmula 1 é uma coisa que nunca imaginei. Estou muito contente por bater esse recorde", disse o espanhol.
Ele conseguiu a marca com a ajuda da mudnaça no sistema de pontuação na categoria. Michael Schumacher, que era dono do recorde, passou quase toda sua trajetória na F1 recebendo dez pontos por vitória, pontuação dada atualmente ao quinto colocado de cada prova. O vencedor hoje leva 25. ""É claro que o sistema de pontuação mudou, mas quando alguém me superar em alguns anos, ninguém irá falar sobre isso", opinou Alonso.