Por bernardo.argento

Neymar tem estrela. No seu primeiro clássico com a camisa do Barcelona diante do Real Madrid, o brasileiro teve uma atuação de gala, marcou um gol e deu passe para outro na vitória do seu time por 2 a 0, no estádio Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol. Com o triunfo no "super clássico", o Barça continuou na liderança da competição e ainda ampliou para seis pontos a vantagem sobre os merengues.

O JOGO

O Barcelona tentou imprimir uma pressão nos primeiros minutos da partida, mas o Real Madrid se defendia bem, sem se arriscar. No entanto, o time merengue não contava com a estrela de Neymar. O brasileiro, que tinha boa movimentação no duelo, abriu o placar aos 18 minutos, após receber passe de Iniesta na ponta esquerda. O camisa 11 invadiu a área, e bateu colocado. A bola desviou em Varane e "matou" o goleiro Diego Lopez.

O Real Madrid tentou responder com um chute de fora da área de Bale, mas o Galês acabou pegando muito forte não levando perigo à meta de Victor Valdes. O time da capital espanhola sentiu o golpe depois do gol e não conseguiu se achar em campo. O Barça tentava jogadas em velocidade, mas não era efetivo.

O jogo só voltou a ter um lance de perigo aos 43 minutos. Cristiano Ronaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para área. Khedira se atencipou a zaga, desviando para o gol. Valdés consegiu defender à queima roupa e no rebote a bola bateu no braço de Adiano. O time merengue pediu pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

Os times voltaram para a segunda etapa de forma muito intensa. O Real Madrid tentou fazer uma pressão inicial, mas o Barcelona teve a primeira grande chance. Aos 8, Neymar recebeu lançamento e chutou de primeira para ótima defesa de Diego Lopez. Quatro minutos depois a equipe merengue respondeu. Iniesta deu bobeira, perdeu a bola no meio de campo para Khedira, que achou Cristiano Ronaldo livre na ponta esquerda. O português invadiu a área sozinho, mas desperdiçou a ótima oportunidade, batendo em cima do goleiro.

Alexis Sanchez comemora o segundo gol Reuters

A partida tinha um ritmo alucinante, mas os jogadores pecavam na hora de dar o últimos passe. O Real Madrid continua tentando pressionar a equipe catalã. Aos 25, os merengues foram a loucura depois do árbitro não marcar um pênalti de Mascherano em cima de Cristiano Ronaldo. Dois minutos depois, Benzema quase deixou tudo igual no placar. O atacante francês girou na entrada da área e soltou uma bomba. A bola bateu caprichosamente no travessão.

No entanto, mesmo acuado, o Barça conseguiu ampliar o marcador. Neymar puxou o contra-ataque, deu um belo passe para Alexis Sanchez. O Chileno limpou Varane e marcou um golaço de cobertura, com um toque de classe. Daniel Alves quase fez outra pintura. Depois de passar a bola por de baixo das pernas de Cristiano Ronaldo, o lateral entrou na área, mas acabou chutando em cima do goleiro. O Real Madrid se lançou ao ataque e coseguiu diminuir aos 46 minutos com Jesé. Contudo, era tarde demais para alcançar o empate. 

Você pode gostar