Por pedro.logato


Rio - A equação que está posta diante de Jayme de Almeida é complicada e não tem respostas fáceis. Não se pode abrir a guarda em Curitiba para tentar jogar de igual para igual sob pena de sofrer muitos gols e inviabilizar um bom resultado no jogo da volta.

A cautela é ponto decisivo e tudo indica que o treinador vá armar um Flamengo defensivo como há muito não se vê, até porque a defesa tem alguns pontos fracos e requer proteção. Ao mesmo tempo, é muito importante fazer gol no adversário com o regulamento da Copa do Brasil. Mas é claro que não se pode desligar do fato de que o fator campo exige uma postura especial, o regulamento também e que um título pode ser ganho com frieza, estratégia e administração do resultado.

Jayme comanda o Fla na final da Copa do BrasilAndré Mourão / Agência O Dia

É provável, como prevê Jayme, que o resultado de quarta já balize a partida decisiva e que indique o novo campeão. O Atlético-PR é um grupo mais coeso, afinado e veloz, mas, jogador por jogador, não é superior ao Flamengo. O título está em aberto.

A GREVE

Fala-se nos bastidores da possibilidade de que os jogadores profissionais partam para uma greve, talvez na última rodada do campeonato, se a CBF mantiver a postura de distanciamento e frieza em relação às reivindicações do ‘Bom Senso FC’ para mudanças no calendário.

Há muita irritação dos principais líderes, como Alex , Juninho e Paulo André, com a indiferença da entidade, que parece querer fazer apenas uma meia-sola. Mas não vai colar, embora fator decisivo seja o apoio da TV.

BOM PALPITE

Os matemáticos de plantão estão desta vez mais cautelosos com as possibilidades em relação à luta pelo G-4 e para evitar o rebaixamento. Não se limitam aos percentuais e levam em conta variantes externas, dando maior peso a certos jogos.

É o caso do Vasco de Adilson Batista contra o Cruzeiro. Para tentar continuar na Série A, o Vasco precisa focar nesse jogo e, por enquanto, esquecer o resto porque os três pontos são, não a garantia, mas o passaporte para o milagre.

VIVE LA FRANCE!

Grande vitória dos franceses para o delírio de uma galera que tinha sérias dúvidas sobre a possibilidade de reverter a vantagem ucraniana do primeiro jogo. Mas, desde o primeiro minuto, o que se viu em campo foi a extrema confiança dos ‘bleus’, que foram para o ataque, e o temor da Ucrânia, que pareceu intimidada até com Ribéry, ao ponto de partir para uma violência inútil. Foi ótimo para o futebol que mais um campeão do mundo esteja presente na Copa de 2014.

MEGACRAQUES

Em uma jornada monumental na repescagem da Copa, dois supercraques brilharam intensamente, mas um se superou e carimbou a sua condição de jogador do ano: com três gols, Cristiano Ronaldo deu um show e fez uma revirada depois da reação sueca com os dois de Ibrahimovic. Portugal é um time mais consistente e agressivo que a Suécia, até porque conta com João Moutinho, fundamental com os seus lançamentos primorosos para Cristiano Ronaldo. Um jogaço.

CURTINHAS

Como se esperava, Islândia e Romênia não resistiram aos favoritos Croácia e Grécia. Como o Uruguai de Forlán e o México confirmaram a classificação, está fechada a conta dos 32 da Copa. Os favoritos são Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha, nessa ordem.

Já está tudo certo para a volta de Conca ao Fluminense e como ele, além de não ser tão veterano, tem uma ligação forte com o clube, espera-se, pelo menos, mais umas duas ou três ótimas temporadas. Se o Tricolor se reforçar e se acalmar politicamente, vai dar caldo.

No Botafogo, Seedorf espera terminar bem um ano que começou glorioso e ameaça terminar mal. Se emplacar boas atuações na reta final, ainda pode garantir excelente marca em 2013. A mesma que deixa em suas emocionantes palestras cívicas </CW>para as novas gerações.

Você pode gostar