Gana - Gana se chamava Costa do Ouro até 1957, quando conseguiu sua independência da Inglaterra. Foi o primeiro africano a se livrar das garras dos europeus, que exploraram o metal enquanto puderam. Atualmente, eles continuam no território ganês, mas por meio de empresas que garimpam no país em busca de pepitas no solo dourado, acarretando muita confusão e poluição no país.
Além dos metais preciosos, a agricultura é muito importante para a economia ganesa e é quase metade do Produto Interno Bruto, sendo o cacau a maior estrela das exportações. O produto é tão importante que sua saída do país é feita pelo governo. Por isso, muitos agricultores traficam cacau para fora de Gana.
A palavra Gana significa Rei Guerreiro e, com esse espírito, o país vai tentar chegar à semifinal da Copa do Mundo após a decepção nas quartas de final do Mundial da África do Sul. Na ocasião, Gyan chutou um pênalti por cima do gol no último minuto da prorrogação contra o Uruguai e a equipe foi eliminada na decisão por penalidades.
Desde 1982 sem ganhar um título, o último foi o da Copa Africana de Nações, o sonho dourado de uma das melhores gerações de futebol do país passa pela Copa do Mundo no Brasil.
DUELO DE FAMÍLIA
Em duelo interessante será o dos irmão Boateng. Filhos do mesmo pai, Jerome e Kevin Prince defendem seleções diferentes: Alemanha e Gana, respectivamente. No Mundial de 2010, o encontro já aconteceu e Jerome, que atua no Bayern de Munique, ajudou na vitória alemã por 1 a 0. Kevin Prince, do Schalke 04, quer o troco no dia 21 de junho, em Fortaleza.</CW>
Um dos produtos mais procurados por turistas, o kente é um tecido de algodão produzido no país com muitas cores e estampas. Antigamente, só podia ser utilizado por reis.
O lago Volta é uma atração a parte no país, já que é o maior artificial do mundo e muito valioso para irrigação, aquacultura e, principalmente, eletricidade.
Do lado gastronômico, o Fufu é imbatível. Sua composição é de arrepiar os pelos das pernas: banana da terra amassada, que pode ser trocada por inhame, aipim ou milho com azeite de Dendê, além de conter peixe, ou carne, tomate e óleos.