Por rodrigo.hang

Fred mostrou solidariedade com os atletas que sofreram atos racistas recentemente. O atacante da seleção brasileira e do Fluminense postou uma mensagem na sua página oficial do Facebook dando total apoio ao meia Tinga, ao árbitro Márcio Chagas e ao volante Arouca, vítimas do preconceito racial. O camisa 9 tricolor ressaltou que os responsáveis por isso devem ser punidos.

"Muito triste ver atos racistas e discriminatórios como os que aconteceram nos últimos dias contra o Tinga, o árbitro Márcio Chagas e agora o Arouca, que é um cara tão bacana. Lamento muito e só espero que as pessoas que insistem em agir dessa forma sejam punidas com muito rigor. #racismonão #somostodosiguais", publicou o capitão do Fluminense.

Autor do quarto gol da goleada de 5 a 2 do Santos sobre o Mogi Mirim, Arouca ouviu insultos racistasDivulgação

O primeiro caso deste ano foi com Tinga, do Cruzeiro, no dia 12 de fevereiro. O meia, que entrou no segundo tempo da partida contra o Real Garcilaso, pela primeira rodada da Copa Libertadores, foi xingado pela torcida local, que também imitou um macaco.

A segunda vítima de racismo foi Márcio Chagas. O árbitro relatou ter ouvido insultos de "imundo" e "escória", da torcida anfitriã, durante a partida que apitava entre Esportivo e Veranópolis, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Márcio também encontrou seu carro sujo de bananas, inclusive dentro do cano de escapamento do veículo.

O terceiro alvo foi Arouca. O volante do Santos, foi chamado de "macaco" por um grupo de torcedores do Mogi Mirim, enquanto dava entrevista após a vitória do seu time sobre os anfitriões, no estádio Romildão. O camisa 5 do alvinegro praiano pediu "providência severa" para quem fizer atos racistas.

Você pode gostar