Espanha - Com o Vicente Calderón lotado, Atlético de Madrid faz excelente partida, massacra o Milan por 4 a 1 e chega às quartas de final da Liga dos Campeões após 17 anos. Diego Costa foi o grande nome do jogo, ao marcar dos gols para os Colchoneros. Um sorteio, no próximo dia 21, vai apontar o adversário da fase seguinte da principal competição da Europa. De forma melancólica, o Milan é eliminado e dá adeus ao único título que poderia conquistar nesta temporada, já que ocupa a 10ª colocação do Campeonato Italiano, incríveis 37 pontos atrás da líder Juventus.
Mesmo com a vantagem obtida pela vitória de 1 a 0 sobre o Milan, em pleno San Siro, no primeiro jogo entre as duas equipes, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Atlético foi logo mostrando superioridade na segunda partida, desta vez no no Vicente Calderón. Aos dois minutos, Diego Costa, autor do gol na Itália, comprovou mais uma vez seu faro goleador e abriu o placar. O brasileiro recebeu cruzamento de Koke pela direita, se livrou da zaga rossonera e esticou a perna esquerda para tocar a bola para o fundo das redes. O Atlético dava um balde de água fria no Milan e praticamente carimbava vaga na fase seguinte da competição.
O Milan seguia sem objetividade. Kaká e Balotelli, os craques da equipe treinada por Seedorf, tinham dificuldade de se desvencilhar da marcação da equipe de Madri. O Atlético, confortável com o marcador, chegava ao ataque, tendo sempre Diego Costa como referência, mas sem assustar os visitantes.
Aos 23 minutos, entretanto, os italianos chegaram bem. Abate avistou Balotelli e lançou a bola para o atacante. O camisa 45, dentro da área, dominou entre os zagueiros Miranda e Godín, mas chutou prensado. Courtois não teve dificuldade de fazer a defesa. Amadurecendo no jogo, o Milan chegou ao empate quatro minutos depois. Em cruzamento do meia Poli, pela direita, a bola passou por toda zaga do Atlético e chegou a Kaká. O meia cabecou firme, no chão, sem chances para o camisa 13 dos Rojiblancos.
O jogo começou a ficar mais movimentado. A torcida da casa incentivava o Atlético, que começou a cair de rendimento, vendo o Milan tornar-se melhor. Em novo cruzamento pela direita, desta vez de Taarabt, Kaká subiu mais que a zaga adversária e cabecou com perigo por cima do gol.
Entretanto, foi o Atlético quem aumentou o placar. Aos 40 minutos, Diego Costa recebeu lançamento longo, tentou o domínio, mas a bola sobrou para Arda Turan. O camisa 10 ajeitou com categoria, na meia-lua, e arriscou para o gol. O turco ainda viu a bola desviar em Rami e enganar o goleiro Abiatti: 2 a 1. Dois minutos depois, os Colchoneros quase chegaram ao terceiro gol. Juanfran acertou cruzamento na medida para Raúl García. O meia tentou uma linda bicileta, mas a bola passou próximo ao gol do Milan.
O Atlético voltou a mil para o segundo tempo. Aos dois, Arda Turan acionou Diego Costa, que saiu rápido em contra-ataque pela esquerda. O brasileiro tocou em diagonal para Gabi. O volante bateu forte e a bola tocou na trave do arqueiro do Milan. Mas o terceiro gol do time comandado pelo técnico argentino Simeone só sairia aos 25 minutos. Em falta cobrada pela direita, o camisa 8 Raúl García cabeceou com estilo para o fundo das redes. Virtualmente classificado, o treinador sacou o autor do gol para ser ovacionado pelos torcedores do Atlético. José Sosa entrou em seu lugar.
O Milan quase diminui dois minutos depois. Kaká achou Robinho, que havia entrado no lugar de Taarabt. O rei das pedaladas acertou um bonito chute no travessão de Courtois. Porém, os Colchoneros que chegariam a mais um gol, aos 40 minutos, para confirmar a classificação para as quartas de final. José Sosa tentou jogada pela ponta direita, mas a bola sobrou para Diego Costa. O atacante pegou a sobra e acertou chute rasteiro cruzado, sem chances para Abiatti, marcando seu segundo gol no jogo (o sétimo em cinco jogos na Liga dos Campeões): 4 a 1.
Pouco tempo depois, o árbitro apitou o fim da partida. A torcida, eufórica, comemorava e fazia uma linda festa no estádio Vicente Calderón. Sem dúvidas, um dia histórico para a história do Atlético de Madrid.