Por rafael.arantes

Rio - Pelo menos nos dois primeiros jogos da Copa, a Argentina só se safou porque tem um gênio chamado Messi. Já são dois golaços decisivos com a sua marca pessoal em momentos de muita aflição dessa hesitante Argentina. Neste sábado, contra um aplicadíssimo Irã, que chegou a jogar um bom futebol, o time só se safou, além de Messi, vejam só, pela ótima atuação do goleiro Romero, muito contestado mas que tem evoluído. O resto da defesa é frágil e jogadores-chave como Higuaín e Aguero estão abaixo do que se esperava.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

Mesmo com mais de 70% de posse de bola teve poucas chances de gol. Esqueceu de jogar pelas extremas e insistiu demais pelo meio, onde Messi enfrentava marcação dupla ou tripla. Mas no finzinho, os deuses do futebol resolveram castigar o futebol de retranca e reverenciar um craque como Messi. De fora da área, ele limpou a bola com uma queda de corpo e mandou um balaço sensacional, com efeito, no ângulo superior direito do goleiro. Um gênio que justifica toda a força da Argentina e que iluminou um jogo amarrado.

Messi comemora o gol da vitória argentina sobre o IrãReuters

LEALDADE

Se Felipão for mexer no time, isso só acontecerá durante o jogo com Camarões para só então, se for o caso, manter as alterações no jogo das oitavas. Por lealdade aos princípios da família Scolari haverá mesmo,como se viu no treino de sábado, a chance final aos jogadores que andaram falhando — Fred e Paulinho, nos dois jogos, e Oscar, contra o México. Paulinho é o mais ameaçado e Fred tem a confiança do treinador pela sua personalidade. Com Hulk de volta, as coisas vão melhorar.

GIGANTES

Essa Copa raramente nega fogo e, dessa vez, todo o forte potencial técnico alemão não foi suficiente para derrotar Gana que já tinha jogado muito bem contra os Estados Unidos e foi ainda melhor contra os alemães. Partida de alto nível, intensidade máxima, ofensiva o tempo todo e com empate justo. Na fase final, as entradas de Schweinsteiger e Klose deram mais força e confiança aos alemães mas o resultado foi adequado. A Alemanha deve sair líder do grupo e Gana pode surpreender.

MANIPULAÇÃO?

Não dá para entender muito bem essa história de possível manipulação do resultado de Brasil x Camarões, como sugerem os sabichões da Fifa. O Brasil é, de qualquer forma, o franco favorito. Se Camarões vender caro a derrota, será do jogo e ninguém tem nada a ver com isso. Se o Brasil der uma goleada, alguém irá imaginar que foi por caridade dos africanos? Será o tipo do resultado normal. Não cabe manipulação na definição desse grupo. México e Croácia que se entendam.

A VEZ DA BÉLGICA

Quem for ao Maracanã neste domingo estará pensando em ver, acima de tudo, o esperado futebol belga que passou meio em branco na estreia contra uma determinada Argélia. Pior foi a Rússia de quem não se esperava nada e não houve nada mesmo - um empate sonolento contra a Coreia do Sul com direito a um frangaço do goleiro. Então, descontando-se a tensão da estreia, a Bélgica é a natural favorita e vamos ver se Hazard começa a jogar o seu excelente futebol.

SERÁ QUE PORTUGAL É MESMO FAVORITO CONTRA OS EUA?

Depois da péssima estreia em Salvador, quando levou uma chinelada da Alemanha, Portugal está com o seu prestígio abalado com jogadores lesionados e até um deles fora da Copa, caso de Coentrão. O amalucado Pepe está suspenso e tudo parece depender de Cristiano Ronaldo que está fora de suas melhores condições.Os Estados Unidos vão entrar mais relaxados, certamente na defensiva, à procura de um providencial empate. Não será surpresa se conseguir vantagem no caldeirão sufocante de Manaus.

Você pode gostar