Por pedro.logato

Rio - Como já se pressentia, a estabilidade da família Scolari tinha os seus limites e, em primeiro lugar, está a própria sobrevivência. Embora nada esteja confirmado, ninguém tem dúvida de que Fernandinho vai substituir Paulinho contra o Chile e não poderia ser diferente diante da fase atual do ex-titular. O próprio jogador parece conformado nas entrevistas. Mas no último treino na Granja deu para sentir também que o tempo de Hulk e Daniel Alves parece estar se esgotando e talvez só Oscar, pelo potencial e a boa atuação contra a Croácia, ainda tem um certo lastro.

Felipão sabe que em algum momento os vacilos de Daniel Alves na marcação podem ser fatais e também não está satisfeito com o que imaginava taticamente para Hulk. Está certo, mas pensar em Ramires no lugar de Hulk é estranho. Já era hora de um voto de confiança em Willian, em ótima fase, mas que vê a Copa passar no banco. De qualquer forma, Felipão parece ter esquecido aquele mar de rosas da Copa das Confederações e convenceu-se de que, um ano depois, as coisas mudaram. Ainda bem. Pode ser o melhor caminho para o hexa.

Felipão fez modificações no treino desta quinta-feiraUanderson Fernandes

SEM PERDÃO

Os uruguaios podem estar arrasados mas não têm qualquer argumento para reclamar de coisa alguma no caso Luisito. Foi uma atitude selvagem, chocante que não condiz com um profissional de alto nível.Ainda mais em uma Copa do mundo e sendo reincidente específico. A Fifa tinha mesmo de dar uma punição pesada para não abrir brecha para outras loucuras em campo. O Uruguai dificilmente irá longe na Copa e Luisito deve partir para um apoio psicológico.

MUITOS FAVORITOS

Nos confrontos das oitavas, há pelo menos seis favoritos, embora em mata-mata de Copa tudo possa acontecer. Mas é claro que o Brasil de David Luiz é mais time do que o Chile, o Uruguai tem mais força que a Colômbia, a França deve sofrer mas é provável que elimine a Nigéria, a Alemanha é superfavorita contra a Argélia, assim como a Argentina diante da Suíça e até, com menos ímpeto, a Holanda contra o México.Mas EUA x Bélgica e Grécia x Costa Rica estão bem mais abertos.

JOGO LIMPO

O pessoal que gosta de inventar historinhas ficou decepcionado com o que viu em Recife. Não houve jogo de compadre e Alemanha e Estados Unidos fizeram partida movimentada com momentos equilibrados. Quando a Alemanha resolvia imprimir um ritmo forte, fazia valer a sua clara supremacia técnica. Mas quando poupava alguns dos principais jogadores,os EUA, no entusiasmo, levaram perigo e poderiam até ter empatado. A festa pela classificação foi imensa. Os belgas que se cuidem.

O ADEUS

Portugal se juntou a um ilustre grupo europeu de eliminados ao lado de Inglaterra, Itália e Espanha. E Cristiano Ronaldo, de forma triste e meio bizarra, foi embora ao lado de Rooney, Gerrard, Pirlo, Balotelli, Iniesta e Xabi Alonso. CR7 foi um fiasco e teve participação medíocre com lampejos nos lances de dois gols portugueses que nada resolveram. Em um deles, no gol de Varela, deixou os EUA preocupados. No outro, em que marcou, devolveu a alegria aos americanos.

A FESTIVA ARGÉLIA DESPACHOU A HORROROSA RÚSSIA

Pelo que já se tinha visto nos jogos anteriores, a Argélia, precisando de um empate, tinha maiores chances de eliminar a Rússia, apesar do trabalho de renovação de Fábio Capello que mandou para essa Copa uma geração que parece sem futuro. Um time chato, previsível, sem imaginação, que não ganhou de ninguém e deve ter irritado Putín. A Argélia ainda é limitada mas mereceu a glória de continuar - para certamente ser eliminada pela Alemanha.

Você pode gostar