Rio garante dois atletas no Torneio Nacional de CrossFit, em Barueri

João Victor Pereira e Pablo Chalfun estão na briga pelo título

Por fabio.klotz

Pablo Chalfun chega à competição credenciado por título regionalDivulgação

Rio - Dois cariocas vão ter a responsabilidade de representar o Rio de Janeiro no Torneio Nacional de CrossFit, nos dias 30 e 31, em Barueri, em São Paulo. Pablo Chalfun e João Victor Pereira têm vaga confirmada no torneio que vai definir o homem e mulher mais bem condicionados do país em exercícios com intensidade jamais vista em outros esportes.

João Victor representa o ginásio CrossFit Posto 9, em Ipanema. Ele treina celebridades como Giovana Antonelli, Bruna Marquezine, Reynaldo Gianecchini, Bruno Gagliasso, José Loreto e Nicole Bahls. Pablo, do CrossFIt Ilha do Governador, chega à competição credenciado pelo título do Rio CrossFit - a primeira competição da modalidade da história da cidade.

A dupla carioca terá pela frente nomes consagrados da modalidade, como Francisco Javier, o Chiquinho, atual bicampeão do Torneio, representando o ginásio CrossFit Jundiaí, em São Paulo. Na disputa feminina, destaque para Antonelli Nicole, da CrossFit Brasil, de São Paulo, que terminou em terceiro no Regionals. Suas principais concorrentes vêm de Brasília: Marina Ramos, da BSB CrossFit, é a atual campeã do TCB, e Anita Pravatti, da CrossFit 2026, que já conquistou o título em uma oportunidade.

"O CrossFit nasceu, no Brasil, em São Paulo. Começou a se desenvolver em outras praças, como Brasília e Belo Horizonte. No Rio de Janeiro tem evoluído. Agora tem o Pablo e o João Victor como promessas despontando para vencer a competição", afirma Thales Antoniolli, gerente de projetos da Figer 360 e organizador do Torneio CrossFit Brasil.

João Paulo é outra esperança carioca no torneioDivulgação

A modalidade vem crescendo no Rio, com 18 ginásios filiados, sendo 11 somente na capital, além das cidades de Araruama, Niterói, Cabo Frio (2), Nova Friburgo (2) e Macaé.

Sobre o CrossFit

Criado em 1995 nos Estados Unidos e trazido para o Brasil por Joel Fridman, o CrossFit tem se popularizado por sua dinâmica rotina de exercícios e já conta com mais de dez mil ginásios no mundo e 188 no Brasil. Com movimentos funcionais, se diferencia pela prática de exercícios sempre variados e executados em alta intensidade. Nos EUA, é o principal programa de força e condicionamento de academias de polícia e militares das forças armadas.

Febre no país, tem tido expansão significativa no número de centros de treinamento e praticantes, sendo 89 novos afiliados somente em 2014.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia