Por rodrigo.hang

Suíça - Na manhã desta quarta-feira, o Comitê de Apelação da Fifa comunicou o Barcelona que o clube não poderá fazer contratações durante as duas próximas janelas da temporada 2015/2016. O clube catalão, que havia pedido para reconsiderar a decisão, só poderá reforçar seu elenco a partir de 2016.

Com dois gols, Neymar é o destaque da vitória do Barça na estreia de Suárez

O atacante Luis Suárez foi a maior contratação do Barcelona para a temporada 2014/2015Efe

A entidade máxima do futebol puniu o Barça por causa de contratações ilegais de atletas menores de idade, entre 2009 e 2013, que chegaram para reforçar o time principal e B. A Fifa detectou a irregularidade pelo sistema "Transfer Matching System" (FIFA TMS) e impediu os culés de buscar novos nomes para próxima temporada.

"O Barcelona deverá cumprir a proibição de inscrever, tanto a nível nacional como internacional, durante dois períodos de transferências consecutivos completos a partir do próximo período de inscrições (janeiro de 2015)", informa a nota oficial da Fifa.

Após estreia em amistoso, Suárez é apresentando oficialmente no Barcelona

Impossibilitado de ir ao mercado, o Barcelona terá que pagar uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão). A Federação Espanhola, igualmente criticada pela Fifa em relação às contratações dos blaugranas, também terá que pagar multa no valor de 500 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão).

O Barcelona declarou que vai recorrer da sentença no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), buscando ao menos uma redução da pena. A Fifa deu 90 dias para o clube regularizar a situação dos seus jogadores menores de idade.

Os culés já haviam sido punidos e não poderiam contratar na atual janela de transferências, mas recorreram e foram liberados para agir no mercado. Com isso, o Barcelona fechou com novos nomes: os goleiros Ter Stegen (ex-Borussia Mönchengladbach) e Claudio Bravo (ex-Real Sociedad), os zagueiros Thomas Vermaelen (ex-Arsenal) e Jérémy Mathieu (ex-Valencia), o meia Ivan Rakiti? (ex-Sevilla) e o atacante Luis Suárez (ex-Liverpool).

Você pode gostar