Israel - Com mudanças no elenco campeão europeu e admitindo desconhecer o Flamengo, o Maccabi Tel Aviv embarcou nesta terça-feira para o Rio de Janeiro, onde disputará a Copa Intercontinental contra o atual campeão da Liga das Américas.
No banco da equipe de Israel não estará mais o americano David Blatt, que assumiu o Cleveland Cavaliers, de LeBron James e Anderson Varejão. Em seu lugar, assumiu o israelense Guy Goodes, que até o fim da temporada passada era auxiliar.
Outro que deixou o Maccabi foi Tyrese Rice, MVP do Final Four da Euroliga. O armador americano se transferiu para o Khimki, da Rússia. O substituto do craque da última edição da competição continental é outro americano, MarQuez Haynes, que estava no Montepaschi Siena, da Itália.
O primeiro desafio da equipe de Tel Aviv na temporada não resultou em título. Na última sexta-feira, a derrota para o Hapoel Jerusalem por 81 a 78, custou a Supercopa de Israel, que é disputada pelos oito primeiros colocados do campeonato nacional anterior.
Flamengo apresenta time e reforço para temporada especial no basquete
"Começamos a temporada tarde, por causa da guerra que havia em Israel. Perdemos cerca de uma semana de treinos. Perdemos o torneio, porque não jogamos bem", disse Goodes, que também foi jogador do Maccabi.
"Sentimos falta de alguns jogadores como Soflokis Schortsanitis, porque ainda não estava pronto ou David Smith, que se reincorporou após algumas lesões. Não tínhamos a todo o grupo, mas foi um bom treino", completou o treinador, se referindo a dois jogadores que não deverão atuar na Arena da Barra, local da final.
Goodes garante que o clube está focado em conquistar a Copa Intercontinental pela segunda vez. A primeira foi em 1981, com a vitória sobre a Francana, de São Paulo, em torneio que também contou com Bosna, da Iugoslávia, Real Madrid, da Espanha, e um combinado universitário dos Estados Unidos.
"É uma grande oportunidade para nós. Já disse isso aos jogadores: é ter um lugar nos livros de história", revelou Goodes.
José Neto elogia estreia de Herrmann e destaca versatilidade do ala
Candidato a astro do time no Intercontinental, MarQuez Haynes admitiu que não teve tempo de estudar o Flamengo, rival dos jogos da Copa Intercontinental, que acontecerão sexta-feira e domingo. O americano garantiu, contudo, que a equipe chegará pronto para a disputa.
"Sei pouco deles, mas começamos a conversar ontem. Há vários jogadores muito bons na equipe. Não será fácil, mas estamos nos preparando para tudo", disse o jogador, com exclusividade à Agência Efe.
Maccabi Tel Aviv e Flamengo vão se encarar nesta sexta-feira e no domingo, na Arena da Barra. Quem vencer os dois jogos levantará o troféu da Copa Intercontinental. Em caso de vencedores diferentes nas partidas, o campeão será quem tiver melhor saldo de pontos.