Canadá - A equipe brasileira de ciclismo deu trabalho à polícia de Toronto na manhã deste domingo. Os atletas foram às ruas da metrópole canadense para treinar, até serem removidos pelas autoridades locais. A via que escolheram, a Don Valley Parkaway, é uma das principais da cidade e a presença de bicicletas na pista é proibida.
Segundo reportagem do diário "Toronto Sun", a polícia foi informada um pouco antes das 10h locais (11h de Brasília) sobre os intrusos desavisados. "Basicamente, o que encontramos foram nove ciclistas do Brasil, que estavam dando uma volta de uma hora para treinar", afirmou o detetive-sargento Devin Kealey.
Os oficiais interceptaram os ciclistas entre as ruas Bloor e Don Mills. "Eles foram muito cooperativos e pediram desculpas", disse Kealey. Não houve nenhum incidente com os brasileiros, que estavam avançando pelo acostamento, e não pela faixa especial designada para o Pan. Os policiais então apresentaram ao grupo uma ciclovia próxima para que eles possam se exercitar à vontade.
Em contato com o iG, Ana Cláudia Stipanich Rodrigues, chefe da equipe brasileira de ciclismo no Pan de Toronto, disse que não viu o ocorrido porque estava acompanhando as provas de mountain bike, na região metropolitana de Toronto. "O que sei é que alguns atletas saíram para treinar e entraram numa avenida que não permitia ciclistas. A polícia avisou e eles saíram, não aconteceu nada. Vamos providenciar para que isso não se repita."
Os detalhes de cada modalidade, como locais e horários de treinos, costumam ser passados pelo comitê organizador nos congressos técnicos de cada modalidade. Ana Cláudia disse não ter sido informada sobre vias proibidas para ciclistas em Toronto, "Os atletas não sabiam da proibição, mas não tem muito problema. Agora que estamos sabendo não vai se repetir", completou.
A via conhecida popularmente em Toronto como DVP" só tem acesso permitido aos ciclistas em data específica para um passeio - o "Ride for Heart", que neste ano foi realizado em 31 de maio.
Reportagem de Thiago Rocha