Canadá - Se o primeiro ouro para o Barsil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto saiu no judô, uma modalidade habituada a conquistas, o segundo veio de modo surpreendente, por meio do tiro esportivo. O paulistano Felipe Wu, de 23 anos, caprichou na pontaria e venceu a prova de pistola de ar 10m, neste domingo.
Com uma pontuação de 201,8, o atirador ainda estabelceu um recorde da final pan-americana nesta categoria. Para comparar, a medalha de prata ficou com o norte-americano Jay Shi, com 199 pontos, enquanto o equatoriano Mario Delgado ganhou o bronze com 176,3.

Apesar de jovem, Felipe, que tem formação em engenharia aeroespacial, já pode dizer que tem boa bagagem no esporte. Ele começou na modalidade por influência dos pais, que a praticavam por lazer. Acontece que o garoto resolveu levar a brincadeira a sério, de modo bastante precoce. Ele relata que, aos 11 anos, viu uma competição ao vivo e decidiu seguir em frente.
O paulistano, que compete pelo Clube de Caça, Pesca e Tiro Caramuru, de Chapecó, (faz sua segunda participação em Pan, tendo estreado ainda adolescente em Guadalajara-2011. É a segunda grande conquista internacional de sua carreira, depois de uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura-2010.
Outro brasileiro competiu na final da pistola de ar 10m: Júlio Almeida, que terminou com a sétima colocação (95,1 pontos), entre oito concorrentes.