Rio - O equilíbrio no Brasileiro, o conforto das novas arenas e recentes contratações de impacto são os responsáveis pela volta do torcedor aos estádios. Não deixa de ser um fenômeno levando-se em conta a qualidade baixa de muitos jogos, o trauma pelo vexame da Copa e até a própria crise econômica. Só no último fim de semana, tivemos mais de 90 mil pessoas nos dois jogos do Maracanã. Em Recife, a vitória do Sport sobre o São Paulo foi assistida por 42 mil pagantes, e o Palmeiras em sua arena jogou para 38 mil. O Corinthians derrotou o Galo em Itaquera com 36 mil presentes e é bom lembrar que o recorde fora batido semana passada no São Paulo x Coritiba, com mais de 50 mil, comprovando o sucesso dos jogos às 11h de domingo. O torcedor é um eterno sobrevivente do futebol.
SEM EDUCAÇÃO
Fred parecia tão de bem com a vida que surpreendeu a explosão de grosseria na discussão inútil com Rodrigo e no tratamento hostil a um repórter que lhe fez simples perguntas. Devia ter recebido resposta à altura para que isso não se transforme em rotina e a mídia seja usada só quando convém. Na derrota do Flu, até Enderson desafinou ao dizer que o time merecia a vitória.
BONS VENTOS
A vitória pode fazer muito bem ao Vasco se não significar episódio isolado, como se viu contra o Flamengo, em Cuiabá. Há razões agora para otimismo porque o time mostra melhor padrão e jogadores como Andrezinho e Herrera podem ser ainda importantes. O Vasco está ligado, até Jhon Cley funcionou e em breve o time deve sair da zona da morte.
APOSTA DE RISCO
Ninguém nega que Ricardo Gomes é íntegro e que teve experiências positivas como treinador. Resta saber se suas condições físicas permitem que trabalhe sob a pressão de um técnico de futebol e se não seria melhor cargo de coordenação ou direção. Ao mesmo tempo, esse Botafogo não parece ser um porto seguro para ninguém. Tomara que tudo dê certo para os dois lados.
ALTOS E BAIXOS
Handebol, ginástica rítmica e iatismo, como se esperava, têm brilho especial no Pan. E somarão muitas medalhas, ao lado da natação, para garantir ao Brasil folgado terceiro lugar no geral. Decepção foi a participação apagada do basquete feminino. A dupla feminina de vôlei de praia também esteve mal, com erros primários e descontrole emocional.