Por edsel.britto

Toronto - Thye Mattos Ventura Bezerra, goleiro reserva da seleção brasileira de polo aquático, admitiu à comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ter-se relacionado com a suposta vítima de violência sexual durante o Pan de Toronto, mas nega a violação. A informação é do site "GloboEsporte.com". A polícia do Canadá decretou a prisão preventiva do jogador, que está em Kazan, na Rússia, para a disputa do Mundial de Desportos Aquáticos, a partir de segunda-feira.

Segundo a matéria, em relatos a integrantes da comissão técnica da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Thye se diz inocente e alega que a relação teria sido consensual. O goleiro participou normalmente do treino desta sexta-feira com o restante dos companheiros e está "abalado" com as acusações.

O atleta Thye Mattos bezerra é acusado de assédio sexual durante o PanSátiro Sodré/CBDA

O supervisor de polo aquático da CBDA, Ricardo Cabral, diz que os dirigentes da entidade cogitam o retorno de Thye, que está recebendo acompanhamento do médico da seleção, ao Brasil. A defesa legal do atleta está a cargo do departamento jurídico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Nota do Paulistano - O Club Athletico Paulistano, ao qual está vinculado o goleiro Thye Bezerra Mattos, publicou nota na qual declara que está acompanhando o desenrolar do caso."Cumpre-nos informar que a política de patrocínio de atletas do Clube é extremamente rigorosa quanto ao comportamento de seus integrantes; e, outrossim, afirmamos que aguardaremos a manifestação do atleta e a devida apuração dos fatos, sempre respeitando o direito de ampla defesa e o contraditório".

Brasileiro pode ser extraditado da Rússia para o Canadá

O atleta Thye Mattos Bezerra, goleiro reserva da seleção brasileira do polo aquático, medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, teve a prisão preventiva decretada pela polícia canadense nesta sexta-feira (24) depois de ser acusado de violência sexual contra uma jovem de 22 anos.

Bezerra está em Kazan, na Rússia, para participar do Mundial de Esportes Aquáticos. Como é considerado foragido, o goleiro pode ser extraditado pelos russos e ter de responder a acusação no Canadá, de acordo com o pacto da Interpol, a organização da polícia internacional. Até o momento o nome do goleiro brasileiro não aparece entre as pessoas procuradas pela Interpol.

Em entrevista coletiva, Joanna Beaven-Desjardins, inspetora de crimes sexuais de Toronto, disse que as autoridades brasileiras teriam sido contatadas para uma possível extradição do atleta, que é natural do Rio de Janeiro e joga no Paulistano, de São Paulo. No entanto, a Polícia Federal brasileira nega ter sido procurada até agora para colaborar no caso. Pelas leis brasileiras, se Thye estivesse no País não correria o risco de ser extraditado para responder pelo crime no Canadá, mas poderia responder pelo crime em território nacional.

Você pode gostar