Fifa confirma data de eleição: Zico tem seis dias para conseguir apoio

Entidade mantém pleito para escolher novo presidente no dia 26 de fevereiro; pré-candidato brasileiro corre contra o tempo

Por fabio.klotz

Rio - A Fifa informou durante reunião extraordinária do seu Comitê Executivo nesta terça-feira em Zurique, na Suíça, que a eleição para apontar o novo presidente da entidade será mesmo no dia 26 de fevereiro do ano que vem. Esta foi a primeira reunião da entidade sem Joseph Blatter desde 1998. Com a decisão, o brasileiro Zico, pré-candidato no pleito, tem seis dias para confirmar sua candidatura.

Zico trabalha para concorrer ao posto de presidente da FifaEfe

A entidade aceita registro de candidaturas somente até o dia 26 de outubro, na próxima segunda-feira. Até agora, apenas um candidato registrou seu nome: o Príncipe Ali Al Hussein, da Jordânia, que foi derrotado por Joseph Blatter na eleição de maio. A crise na entidade forçou o presidente eleito a marcar uma nova eleição.

Michel Platini, presidente licenciado da Uefa, era o favorito na eleição, mas está suspenso por 90 dias e não pode registrar sua candidatura. O sul-coreano Chung Mong-Joon, ex-membro do Comitê de Ética da Fifa, também era pré-candidato, mas foi banido por seis anos no dia 8 deste mês e não pode se candidatar.

A manutenção da data da eleição para o dia 26 de fevereiro deixa ainda mais incerto o cenário. Para ser candidato, Zico e outros pretendentes precisam garantir as assinaturas de cinco federações nacionais avalizando a candidatura. O ex-jogador do Flamengo e da seleção brasileira ainda não confirmou nenhum apoio, mas espera que as federações de Japão, Turquia, Iraque e Uzbequistão, países onde trabalhou, deem esse aval. A CBF já informou que com quatro apoios, ela também estará ao lado de Zico.

Fonte iG

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia