Por pedro.logato

Rio - O Bom Senso F.C., bloco formado por jogadores que postulam mudanças no futebol brasileiro, se manifestaram nesta quarta-feira de forma favorável a criação da Liga Sul-Minas-Rio. Porém, o grupo faz a ressalva que essa Liga não deve manter o mesmo caráter das Federações e que deve lutar por um novo calendário no futebol brasileiro, além de melhores condições para os atletas de divisões inferiores. A nota oficial fecha afirmando que a Liga deve pensar em auxiliar os clubes de menores investimentos.


A publicação do Bom Senso, curiosamente, vem dois dias depois à manifestação da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que se diz contrária à Sul-Minas-Rio por ter uma tabela que prevê jogos a partir de 28 de janeiro, três dias antes do fim da pré-temporada.


Bom Senso F.C se manifestou de forma favorável a Liga Reprodução Twitter

Confira a nota oficial:


"O futebol brasileiro esperava há tempos que os seus principais clubes saíssem da inércia, se reunissem e organizassem um campeonato livre da desordem da CBF e de suas federações.


O momento de crise no comando da CBF é propício, e nesse sentido a articulação dos clubes é mais do que bem-vinda, fundamental para que o futebol brasileiro evolua.


Porém não se pode ignorar que a criação de mais um campeonato no já turbulento calendário brasileiro gera problemas, sobretudo aos clubes menores, dependentes, quase que exclusivamente, dos falidos campeonatos estaduais.


Já dissemos incontáveis vezes que os estaduais no formato atual não resolvem os problemas de ninguém, são apenas uma sobrevida dolorosa aos clubes do interior, que nesse modelo atual vão fechando aos poucos as suas portas. A esses clubes, é necessário criar competições que ofereçam estabilidade e previsibilidade de datas ao longo da maior parte do ano.


A conclusão:


Criar a Liga Sul-Minas-Rio apenas para romper com a federações estaduais, arrecadar mais por meio da venda dos direitos de transmissão de jogos para a TV e competir com os desinteressantes campeonatos estaduais é sacramentar de uma vez o fim dos clubes do interior nesses estados.


A empreitada da criação da Liga só vale se for o embrião de algo maior, de uma Liga Nacional que seja capaz de reorientar o futuro do esporte mais popular do país. Uma Liga que possa a médio prazo desenvolver um campeonato de ponta para os clubes de elite e, ao mesmo tempo, estabelecer novos parâmetros às competições dos clubes do interior.


A publicação do Bom Senso, curiosamente, vem dois dias depois à manifestação da Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), que se diz contrária à Sul-Minas-Rio por ter uma tabela que prevê jogos a partir de 28 de janeiro, três dias antes do fim da pré-temporada."

Você pode gostar