China - Treinado por Luiz Felipe Scolari e com elenco recheado de brasileiros com passagem pela seleção, o Guangzhou Evergrande conquistou neste sábado, pelo quinto ano consecutivo, o título do Campeonato Chinês ao vencer fora de casa, pela 30ª e última rodada, o Beijing Guoan por 2 a 0 com gols de Paulinho e Ricardo Goulart.
LEIA MAIS: Notícias, contratações e jogos: os destaques do futebol internacional
O ex-jogador do Cruzeiro abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo, de pênalti, e o volante, ex-Corinthians, balançou a rede aos 42 da etapa final para selar o resultado. Outro brasileiro em campo pelo Guangzhou foi o atacante Elkeson, ex-Botafogo, titular e substituído no fim da partida.
Contratado nesta temporada após passagem pelo Santos, Robinho ficou todo o duelo no banco de reservas.Felipão chegou à equipe em junho, após deixar o Grêmio, para substituir Fabio Cannavaro no comando.
O Guangzhou, que só sofreu uma derrota na competição, fechou sua campanha com 67 pontos, dois a mais que o Shanghai SIPG F.C, que também chegou à última rodada com chances de ser campeão.
O time treinado pelo sueco Sven-Goran Eriksson venceu em casa o Liaoning Whowin por 2 a 1, mas torcia por uma derrota dos concorrentes ao título. Em terceiro lugar ficou o Shandong Luneng, dirigido por Cuca, que somou 59 pontos.
Na próxima temporada - o campeonato é disputado entre março e outubro -, os orçamentos dos clubes chineses vão disparar devido ao novo contrato de direitos de transmissão das partidas pela televisão, cujo valor é 30 vezes superior ao atual, chegando a US$ 230 milhões por ano.