Rio - Campeão do Pan-Americano de Uiama (até 70kg), Julio Cesar 'Laranja' da Silva, não é apenas um grande lutador de jiu-jítsu. Com uma história de superação pessoal, o brasileiro comanda um projeto social em Éden, São João de Meriti. Com a ajuda de alguns amigos e patrocinadores, ele conseguiu passagens e hospedagem para representar o país no Internacional de Artes Marciais, neste fim de semana, na Argentina.

"Essa parte é mais desgastante do que os treinos físicos. Minha renda hoje vem de serviços de segurança e de aulas, sabemos da dificuldade em se manter (alimentação, equipamentos, combustível). Mas Deus tem sempre o melhor pra mim. Consegui apoio do Hostel Casa Amarela, da Making 3 Design e dos meus alunos do Projeto 'Lutadores da Fé', na Igreja de Nova Vida", conta Julio 'Laranja'. Apesar disso, o Julio Cesar ainda necessita de materia.
"Preciso de mais um quimono e roupa apropriada para o submission. Enviei alguns e-mails, mas a resposta foi a mesma de todas as fábricas: 'Estamos sem cota se patrocínio, mas analisaremos em um futuro breve", revelou.
Treinado duro para a competição na Argentina, ele tenta focar apenas nos adversários. A preparação física está sendo feita por Marcelo Santana e técnica formada nas equipes do mestre Eduardo Brigadeiro e JDFight, do fera da trocação e campeão mundial Jorge Daniel.
"O evento é um dos maiores da América Latina. É a mesma organização onde sagrei-me campeão pan-americano. Meu foco é ser campeão e finalizar sempre será o maior objetivo", decretou, completando: "O jiu-jítsu só terá o devido reconhecimento quando as federações se unirem e a Confederação agir para que isso aconteça. Precisamos profissionalizar o jiu-jítsu, elevar nossa arte ao nível olímpico", concluiu.