Por sarah.borborema
Publicado 01/11/2016 14:49 | Atualizado 01/11/2016 15:00

Rio - Quando a bola laranja subir pela primeira vez no NBB 2016/17, o torcedor carioca poderá se orgulhar. Após 13 anos, o Rio de Janeiro terá mais de um clube de expressão na elite do basquete nacional. Vasco, Flamengo e Macaé disputarão a competição, que começa no próximo sábado, quando os rubro-negros, atuais campeões, visitam o Bauru.

Campeão nacional em 2000 e 2001 e longe da elite do basquete desde 2003, o Vasco retorna ambicioso — estreia no dia 10 contra o Minas, fora de casa. Campeão da Liga Ouro, torneio de acesso ao NBB, o time se reforçou com atletas experientes. O armador Hélio, que carrega no currículo dois títulos da Liga Nacional com o Flamengo (2008 e 2009), acredita que o Vasco pode chegar muito longe na competição.

Hélio é uma das peças de reforço na equipe do Vasco para a temporadaAlexandre Brum / Agência O Dia

"Quando se trata de um clube do tamanho do Vasco, não podemos pensar em algo que não seja o topo. Sabemos que é complicado, são vários fatores que determinam um campeão. Por elenco, não deixamos a desejar para equipe nenhuma. É motivante jogar em um time com essa tradição, tem uma responsabilidade diferente. É um desafio", diz o armador.

O técnico Christiano Pereira confia na tradição do Vasco e na força dos atletas. "Quem trabalha no Vasco e pensa em só participar não merece vestir essa camisa. Eu tenho 30 anos de clube e sempre busquei títulos, em qualquer situação. Temos que pensar grande", afirmou.

Atual campeão%2C Flamengo busca um novo triunfoReprodução Twitter %40NBB

O Flamengo, detentor de cinco títulos do NBB, se reforçou com a contratação de Ricardo Fischer e Leo Bispo, além de manter no elenco atletas importantes, como os experientes Marquinhos, Olivinha e Marcelinho. O Macaé Basquete também se fortaleceu com as chegadas de Thiaguinho e o ala Guilherme Schneider, ambos ex-Franca.

FINAL DO CARIOCA JÁ TEM DATA

O terceiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco, já tem data para acontecer. A Federação de Basquete do Rio de Janeiro (FBERJ) anunciou ontem que a partida será disputada no dia 6 de dezembro, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 20h. O Flamengo, mandante, terá torcida única. A equipe rubro-negra, que luta pelo 12º título consecutivo, venceu o primeiro jogo por 89 a 87, mas o Vasco empatou a série em São Januário (104 a 98).

Reportagem de Yuri Eiras

Você pode gostar