Por gabriel.santos
Colômbia - O Atlético Nacional confirmou especulação que rondou todas as notícias durante a manhã desta terça em nota oficial no seu site. Em comunicado à imprensa, o clube colombiano abriu mão de disputar o título da Copa Sul-Americana e afirmou que pediu à Conmebol que o título da competição seja da Chapecoense.
Publicidade
Atlético Nacional já considera Chapecoense como campeã da Sul-Americana em 2016Reprodução Twitter
Lamentando profundamente a tragédia acontecida em Medellín, o Atlético garantiu que já fez o pedido à confederação para que o título dessa edição da competição continental fique com o time brasileiro como forma de homenagem póstuma aos jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica mortos no acidente.
Publicidade
Além disso, o clube convidou os torcedores a comparecerem ao estádio no horário em que a partida estava marcada, pedindo para que todos vistam branco e acendam uma vela, de forma a homenagear os mortos na tragédia.
Publicidade
Confira a nota na íntegra, em tradução livre:
"A dor embarga nossos corações e enche de luto nossos pensamentos. As horas desde que escutamos uma notícia que nunca queríamos ter ouvido têm sido lamentáveis. O acidente da Chapecoense, nossos irmãos de futebol, nos marcará por toda a vida e deixará uma marca indelével no futebol sul-americano e mundial. Tudo isso foi completamente inesperado, por isso a dor. Todos eles, jogadores, tripulação, comissão técnica e jornalistas, se tratavam de pessoas com muitos sonhos, por isso o choro.
Publicidade
O lamento mundial também se estendeu à família Verdolaga, desde seus patrocinadores, à junta de diretores, comissão técnica, seus jogadores, sua parte administrativa e à torcida, que demonstraram seu desconsolo e desespero pelo absurdo. A solidariedade não podia esperar e acompanhamos de perto todos os irmãos que nos deixaram e deixaram suas famílias. Compartilhávamos o mesmo sonho de sermos campeões continentais.
Além de estarmos muito preocupados com o lado humano, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional convida a Conmebol para que entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense de futebol como uma homenagem à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas fatais do acidente que deixa nosso esporte de luto. Da nossa parte, para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016"