Por gabriel.santos
Rio - Depois de ter divulgado no final de setembro um calendário provisório da temporada de 2017 da Fórmula 1 trazendo o GP do Brasil como uma das provas sujeitas a confirmação, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) garantiu de forma oficial, nesta quarta-feira, a presença da corrida realizada em São Paulo no campeonato do próximo ano da categoria máxima do automobilismo.
GP Brasil de 2016 teve dobradinha da Mercedes, com vitória de Lewis HamiltonEFE/Sebastiao Moreira

Com a sua data inicialmente divulgada mantida para o dia 12 de dezembro de 2017, a prova disputada no Autódromo de Interlagos mais uma vez será a penúltima da temporada, assim como aconteceu neste ano. E novamente o GP de Abu Dhabi, marcado para o dia 26 do mesmo mês, irá encerrar o campeonato.

No dia da divulgação do calendário provisório de 2017, em setembro, a organização do GP do Brasil se disse "surpreendida" com o fato de a prova paulistana ter sido incluída entre as sublinhadas com um asterisco, por supostamente ainda não contar com as garantias financeiras exigidas para ser mantida na F-1. Naquela ocasião, os organizadores lembraram que São Paulo tinha contrato em vigência para abrigar a corrida até 2020, ressaltando que o acordo "será cumprido rigorosamente como sempre ocorreu nestes 45 anos" de realização ininterrupta do GP do Brasil.
Publicidade
Entretanto, no final de semana de realização da última edição da prova brasileira, ocorrida no dia 13 de novembro, o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, manteve o suspense sobre a permanência da corrida no calendário de 2017 e chegou a mandar um recado aos organizadores ao dizer que "não apostaria o seu dinheiro" nessa possibilidade ao comentar as chances de a prova ser mantida para o próximo ano.